ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Apresentação na Praça Getúlio Vargas resgata latim durante a Christkindfest

A estrutura da Christkindfest, montada na Praça Getúlio Vargas, foi o primeiro palco para apresentação a um público variado do grupo Anima Christi (Alma de Cristo). Integrado por oito pessoas – sete vozes e um organista –, faz interpretações das canções gregorianas, que são uma forma de transformar orações e temáticas religiosas em música.
Uma das fundadoras, Márcia Elena Kniphoff, conta que a prática, muito usual em épocas passadas, sobretudo dentro de templos religiosos, está em ascensão. “Está sendo atendido a um pedido do Papa, que é o resgate e o incentivo ao aprendizado do latim”, afirma. As canções interpretadas pelo Anima Christi são todas nesse idioma.

A tendência, acredita, é que mais pessoas passem a fazer parte do grupo, em especial a partir de oportunidades como a vivenciada nessa quinta-feira, 16. Os espectadores eram de origem e faixa etária variadas, assim como são os participantes, que vão dos 20 aos 81 anos. O octagenário Michael John Fairon é um exemplo. Há cerca de 18 anos puxa o terço da Divina Misericórdia, na igreja. Desde o ano passado, quando foi criado o conjunto, também tem se dedicado à música. “O canto gregoriano tem uma peculiaridade, que é não ter ritmo, nem harmonia. É puramente melodioso”, explica Márcia. Ela enfatiza que somente o teclado é aceito como instrumento para acompanhar as vozes. O equipamento é tocado pelo professor de música Jairo Padilha.

Publicidade

Ao palco, Anima Christi levou canções natalinas e de outros momentos destacados pela igreja. “O advento é uma preparação do nascimento de Cristo, então nosso foco é o Natal, mas não temos como deixar outras épocas, como a Páscoa”, conta. Em cerca de 30 minutos, os integrantes fizeram com que o público tivesse a percepção do que costuma ficar restrito aos templos. “Para o próximo ano, temos pessoas da comunidade que já demonstraram interesse em rezar cantando conosco”, adianta Márcia, empolgada. Ela reforça que o grupo estará na Igreja Santo Inácio neste sábado, 18, às 19 horas, em mais uma apresentação.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Dindinho da Alegria animou as famílias na Christkindfest

Na plateia, a família dela aguardava o show ansiosamente: o marido Eliseu Kniphoff; a filha Ágatha, que aproveitou as férias no curso de Medicina, em Lajeado, para prestigiar a mãe, e o filho Aphonso, que fez vezes de cinegrafista, gravando a apresentação com um celular. “A gente faz questão de acompanhar porque é a primeira exibição para o público em geral. Costuma cantar, mas na igreja, entre os frequentadores”, ressaltou.

Ágatha e Eliseu acompanharam a apresentação, a primeira para um público variado

Programação da Christkindfest neste fim de semana:

Publicidade

LEIA MAIS: Noite agradável e centro cheio para desfile natalino

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

© 2021 Gazeta