A manhã de sábado, 2, foi para tornar público o conhecimento formado no dia a dia das atividades letivas dos estudantes de Ensino Médio do Senac Santa Cruz do Sul. Eles tiveram a oportunidade de apresentar para familiares e avaliadores os projetos desenvolvidos durante o ano. Participaram alunos do 1º, do 2º e do 3º anos.
Um dos exemplos é o formando Rafael Feltens, como técnico em desenvolvimento web e mobile. Ele usou a experiência pessoal para buscar uma solução para crianças e jovens que têm dificuldade de socialização. “Era supertímido, ficava mal com pessoas diferentes e, hoje, consigo me comunicar bem, em especial na escola”, lembra.
LEIA TAMBÉM: Aplicativo de celular inclusivo garante prêmio para aluno de Santa Cruz
Publicidade
A partir das pesquisas realizadas dentro da instituição, conseguiu perceber que não era um caso isolado que tinha essa dificuldade de comunicação, a ponto de que chegou a sofrer com bullying no Ensino Fundamental. “Surgiu como empatia com outros colegas, que também têm esse problema”, reforça.
Feltens criou o site Socializar. Por esse mecanismo online, mostra questões que não costumam ser percebidas, sobretudo por jovens, mas que servirão de gatilho para um futuro caso de ansiedade agravado ou para depressão. Além disso, o espaço virtual estabelece conexões com profissionais e mecanismos especializados, como o que permite fazer teste para verificar o grau de ansiedade.
LEIA TAMBÉM: Estudantes obtêm primeiro lugar em concurso de leitura em Língua Alemã
Publicidade
O estudante já trabalha como analista de dados, que é o rumo que pretende seguir quando concluir o Ensino Médio. “Vou fazer uma faculdade como tecnólogo, porque sei o que quero e é mais dedicado”, reforça Feltens. Sobre o assunto do trabalho, que motivou a criação do site, não acredita que venha a dar continuidade ao projeto, mas enfatiza que, para ele, serviu como ponto positivo: “nada mais de fobia e ansiedade”.
A pedagoga Mariana de Almeida Gatirana, em conversa com os familiares dos jovens que iriam apresentar seus projetos, destacou que os trabalhos resultam de uma construção feita com o tempo, quando os estudantes percebem no que, de fato, querem focar.
“Eles constroem o projeto, a partir de pesquisa e de suas vivências, e o transformam nesse material, que é associado aos conceitos e ao conhecimento tecnológico, proporcionando a prática multidisciplinar”, frisa.
Publicidade
Diretora da Escola Senac, Daniela Laner enfatiza que é o encerramento de um ciclo, em especial para os jovens do 3º ano. Orientadora da tarefa, Nemora Francine Backes acrescenta a parte técnica, já que os 1º e 2º anos fazem até a fase de metodologia, enquanto os de 3º têm atividades concluídas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade
This website uses cookies.