Educação

Aprendiz Unisc é lançado com foco na qualificação de jovens

Foi lançado, na noite desta terça-feira, 1º, o Programa Aprendiz Unisc. O evento foi realizado no auditório do bloco 19 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Durante o lançamento, ocorreu também um bate-papo com Laury Johnson, mestre em Ciências em Logística Internacional e Cadeia de Suprimentos. O tema do debate foi “Novos potenciais: jovem aprendiz da nova geração”.

Johnson parabenizou a Unisc pela iniciativa de trabalhar com jovens aprendizes. “É extremamente importante. Faz com que as empresas também tenham profissionais melhor preparados para atender essa demanda toda que existe.”

LEIA TAMBÉM: Atividades do Viva Unisc seguem na noite desta terça-feira

Publicidade

De acordo com o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, o programa baseia-se na lei de aprendizagem, que já existe no Brasil. A ação é uma das que estão sendo desenvolvidas na nova gestão. “Educação continuada, no nosso caso, é tudo aquilo que é além da graduação. Percebemos que a universidade pode e deve ajudar muito a sociedade, não só na graduação, mas também em outras formas de ensino.”

O diretor de Formação Continuada e Tecnologia Educacional da Unisc, professor Rudimar Serpa de Abreu, salientou, durante o lançamento, que os programas precisam convergir. “Pensando na comunidade que ainda não está na universidade, na que já está e na comunidade que passou pela universidade. Dentro desse grande objetivo se inclui esse segmento que estamos abrindo agora, um curso de aperfeiçoamento pensando nesse jovem que ainda não está na universidade”, disse.

LEIA TAMBÉM: Unisc reúne acervo para inauguração de uma pinacoteca

Publicidade

O objetivo do Aprendiz Unisc é inserir jovens e adolescentes, com idade entre 14 a 24 anos, no mercado de trabalho, contribuindo com a formação integral e profissional. Com um currículo que busca desenvolver as competências a partir de uma abordagem interdisciplinar, o programa assume o compromisso de proporcionar aos jovens formação profissional para Assistente Administrativo, fundamentado em lei que determina que empresas de médio a grande porte destinem de 5% a 15% do quadro profissional para a contratação de aprendizes.

O curso terá a duração de dois anos, com o total de 1.890 horas. As atividades serão desenvolvidas, mantendo a sistemática de um dia fixo de aulas teóricas na instituição de ensino e quatro dias de atividades práticas na empresa, até a conclusão do curso. O Programa de Aprendizagem se desenvolve a partir da formalização de convênio entre a empresa e o Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru).

Empresas que desejam firmar convênio devem realizar cadastro na plataforma do Unisc Carreiras, por meio do endereço eletrônico. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail jovemaprendiz@unisc.br ou entrar em contato pelo número (51) 3717-7425.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.