Esportes

Aprendiz da Copa teve mais uma rodada nessa sexta-feira

Os sete integrantes do projeto Aprendiz da Copa passaram por uma prova de fogo na tarde dessa sexta-feira, 2, durante a partida do Brasil contra Camarões. Desta vez, eles se concentraram na Praça da Bandeira, onde os torcedores acompanhavam a Santa Fest, e precisaram mostrar habilidade para lidar com situações que fazem parte da rotina dos profissionais do rádio.

Durante a atividade, os jovens talentos da comunicação puderam testar sua habilidade nos microfones em busca da melhor pontuação para garantir uma bolsa de estudos no Curso de Comunicação Social da Unisc e uma vaga de estágio na Gazeta Grupo de Comunicações. Seguindo o objetivo do projeto, eles tiveram uma experiência muito próxima ao dia a dia dos comunicadores.

LEIA TAMBÉM: Aprendiz da Copa será na Praça da Bandeira durante o jogo da Seleção

Publicidade

Enquanto as duas equipes faziam a transmissão da partida, encontraram muitos dos desafios pelos quais os profissionais do microfone passam, como a integração com a torcida e também a possibilidade de chuva, que ameaçou a festa ao final do jogo.

O estudante Gustavo Rafael Borges é um dos participantes do Aprendiz da Copa. Aos 18 anos, ele comemorou ao final do jogo a superação de mais uma etapa e a evolução da sua equipe, a Hexalizados.
“O projeto é algo muito bom para nós. Percebemos a diferença entre o primeiro e o terceiro jogo que fizemos. Estamos bem mais soltos, aprendendo com os problemas que acontecem, como no momento em que começou a chover e tivemos que ir para o gazebo, o que atrapalhou um pouquinho. Mesmo assim, conseguimos fazer e todos estão gostando muito”, disse.

LEIA TAMBÉM: Aprendiz da Copa: conheça os participantes do projeto

Publicidade

Colega de equipe de Gustavo, o jovem Samuel Arthur Machado conta ter encontrado sua futura carreira. Logo após a primeira etapa do projeto, na estreia do Brasil, o aluno do 1º ano da Escola Santa Cruz já sentiu na pele o gosto pela profissão. Ele quer ser narrador, e diz que a dificuldade da profissão não supera a emoção de contar o momento máximo do futebol: o gol.

“Narrar é difícil, tem que conhecer os jogadores, memorizar nomes que são difíceis de pronunciar, mas tem a emoção do gol. Quando tu narra um gol, é de arrepiar. E eu tive a honra de narrar o primeiro gol do Brasil na Copa do Mundo, no jogo contra a Sérvia”, contou emocionado.

A voz da experiência

Vighi é um dos jurados da prova

O comentarista da Rádio Gazeta FM 107,9 João Fernando Vighi acumula décadas de transmissões. Nesta edição do Aprendiz da Copa ele participa como jurado, analisando os pontos fortes e fracos dos participantes, e dando dicas para os jovens talentos. Para o comunicador, disponibilizar oportunidades como o Aprendiz da Copa é um excelente exercício para que os jovens encontrem as suas melhores aptidões, algo que não acontecia antigamente.

Publicidade

“Comecei ouvindo as pessoas narrando futebol. Naquela época, quase não tinha futebol na TV. Mas é assim que se começa mesmo. Na outra edição do projeto também fui jurado, e sempre aparecem bons candidatos. Vemos algumas dificuldades que são normais, ninguém é perfeito e cada um consegue dar o melhor de si. A iniciativa é muito boa, que bom que eles têm essa oportunidade.”

Na próxima segunda-feira, 5, às 16 horas, os aprendizes entram no ar novamente para Brasil x Coreia do Sul. Sempre após a narração dos jogos, eles participam de um programa ao vivo que é transmitido via YouTube, no canal do programa Deixa que Eu Chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.