ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Aprendiz da Copa teve mais uma rodada nessa segunda-feira

Segundo o jornalista João Cléber Caramez, é clara a evolução dos participantes do seu time, o Hexalizados

Os participantes do programa Aprendiz da Copa, da Rádio Gazeta FM 107,9, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), passaram pela segunda rodada de avaliações nessa segunda-feira, 28, durante o jogo Brasil x Suíça, pelo Grupo G da Copa do Mundo do Catar.

A ação é uma oportunidade para que jovens comunicadores e futuros jornalistas possam praticar e aprimorar seus conhecimentos em uma transmissão de futebol. A primeira experiência dos sete integrantes do projeto ocorreu na estreia da Seleção Brasileira no Mundial, na última quinta-feira, no jogo contra a Sérvia (2 a 0 para o Brasil).

Publicidade

LEIA MAIS: Aprendiz na Copa faz nova rodada nesta segunda-feira

Publicidade

Com os jovens divididos em duas equipes de transmissão, a jornada esportiva acontece no centro de convivência da Unisc. Durante a partida de futebol, os participantes de cada grupo se revezam para fazer as quatro principais funções do rádio esportivo: narração, reportagem, comentários e plantão. Após passar pelo primeiro teste na estreia do Brasil na Copa, o estudante de jornalismo Bruno Silveira, de 21 anos, disse já estar bem mais à vontade com o microfone.

Durante o programa, equipe Star Team conta com a coordenação do jornalista da Gazeta Leandro Porto | Foto: Alencar da Rosa

“Eu notei uma baita evolução na nossa equipe, e até minha, individualmente. Eu fui o primeiro narrador, fiz a abertura da jornada e nessa segunda me soltei muito mais nessa função e também como comentarista e repórter”, disse o aluno da Unisc e futuro profissional da comunicação. “Foi uma partida muito desafiadora para narrar porque estava bem ‘morta’ no primeiro tempo e no começo do segundo. Foi mais desafiadora, mas ficou melhor por parte de toda a equipe.”

Bruno Silveira, aluno do curso de Comunicação Social da Unisc
Publicidade

O jornalista João Cléber Caramez é um dos instrutores dos participantes do Aprendiz da Copa. Setorista de esportes da Gazeta do Sul, João atesta o crescimento dos jovens na lida com os microfones. “A gente vê claramente a evolução deles. No primeiro jogo, demonstraram nervosismo pela estreia e por não terem contato com jornadas esportivas. Acabaram tendo esse contato ouvindo transmissões na reta final da preparação e, nos últimos dias, se dedicaram a acompanhar mais narrações e como funciona a entrada do repórter e do comentarista e a dinâmica da narração”, explicou.

Publicidade

LEIA MAIS: Jovens talentos entram em ação no primeiro desafio do Aprendiz na Copa

“É com o treino que se aprende”

O comentarista esportivo André Guedes é um apaixonado por rádio. Ele foi um dos profissionais destacados para acompanhar e avaliar a atuação dos jovens durante a transmissão da partida Brasil x Suíça. Acostumado a participar das jornadas esportivas da Rádio Gazeta FM 107,9 durante os jogos de Inter, Grêmio, Santa Cruz e Avenida, o profissional dos microfones garante que uma oportunidade como o Aprendiz na Copa pode fazer a diferença para futuros repórteres, narradores e comentaristas esportivos.

Publicidade

“O treino aperfeiçoa qualquer profissional. Ainda mais esse pessoal jovem que está no jornalismo esportivo, que precisa aprender e desenvolver, treinar. É com o treino que se aprende, com os erros. É uma grande oportunidade para eles. Entendo que precisamos ter até mais ações nesse sentido, com mais frequência, para desenvolver talentos e aperfeiçoar os que já estão aqui”, afirmou.

Publicidade

LEIA MAIS: Aprendiz da Copa: conheça os participantes do projeto

Guedes lembra que na década de 1990, quando morava em Porto Alegre, passou por um programa parecido com o Aprendiz da Copa, que ocorreu na capital, visando lançar novos talentos da narração esportiva. “Eu pegava aqueles rádios com fita cassete, ia no Olímpico e no Beira-Rio e narrava jogos lá, na arquibancada. Levava as fitas lá na Rádio Gaúcha, para o Flávio Dutra, para o Armindo Ranzolin, com o intuito de ter uma oportunidade. Depois disso, Flávio Dutra inventou o Narrador do Futuro, um projeto que fez surgir profissionais como Gustavo Manhago e Ramiro Ruschel, entre outros”, destaca o comentarista da Gazeta.

Publicidade

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE O APRENDIZ NA COPA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Publicidade

© 2021 Gazeta