Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

RADIOJORNALISMO

Aprendiz da Copa teve mais uma rodada nessa segunda-feira

Foto: Alencar da Rosa

Segundo o jornalista João Cléber Caramez, é clara a evolução dos participantes do seu time, o Hexalizados

Os participantes do programa Aprendiz da Copa, da Rádio Gazeta FM 107,9, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), passaram pela segunda rodada de avaliações nessa segunda-feira, 28, durante o jogo Brasil x Suíça, pelo Grupo G da Copa do Mundo do Catar.

A ação é uma oportunidade para que jovens comunicadores e futuros jornalistas possam praticar e aprimorar seus conhecimentos em uma transmissão de futebol. A primeira experiência dos sete integrantes do projeto ocorreu na estreia da Seleção Brasileira no Mundial, na última quinta-feira, no jogo contra a Sérvia (2 a 0 para o Brasil).

LEIA MAIS: Aprendiz na Copa faz nova rodada nesta segunda-feira

Publicidade

Com os jovens divididos em duas equipes de transmissão, a jornada esportiva acontece no centro de convivência da Unisc. Durante a partida de futebol, os participantes de cada grupo se revezam para fazer as quatro principais funções do rádio esportivo: narração, reportagem, comentários e plantão. Após passar pelo primeiro teste na estreia do Brasil na Copa, o estudante de jornalismo Bruno Silveira, de 21 anos, disse já estar bem mais à vontade com o microfone.

Durante o programa, equipe Star Team conta com a coordenação do jornalista da Gazeta Leandro Porto | Foto: Alencar da Rosa

“Eu notei uma baita evolução na nossa equipe, e até minha, individualmente. Eu fui o primeiro narrador, fiz a abertura da jornada e nessa segunda me soltei muito mais nessa função e também como comentarista e repórter”, disse o aluno da Unisc e futuro profissional da comunicação. “Foi uma partida muito desafiadora para narrar porque estava bem ‘morta’ no primeiro tempo e no começo do segundo. Foi mais desafiadora, mas ficou melhor por parte de toda a equipe.”

Bruno Silveira, aluno do curso de Comunicação Social da Unisc

O jornalista João Cléber Caramez é um dos instrutores dos participantes do Aprendiz da Copa. Setorista de esportes da Gazeta do Sul, João atesta o crescimento dos jovens na lida com os microfones. “A gente vê claramente a evolução deles. No primeiro jogo, demonstraram nervosismo pela estreia e por não terem contato com jornadas esportivas. Acabaram tendo esse contato ouvindo transmissões na reta final da preparação e, nos últimos dias, se dedicaram a acompanhar mais narrações e como funciona a entrada do repórter e do comentarista e a dinâmica da narração”, explicou.

Publicidade

LEIA MAIS: Jovens talentos entram em ação no primeiro desafio do Aprendiz na Copa

“É com o treino que se aprende”

O comentarista esportivo André Guedes é um apaixonado por rádio. Ele foi um dos profissionais destacados para acompanhar e avaliar a atuação dos jovens durante a transmissão da partida Brasil x Suíça. Acostumado a participar das jornadas esportivas da Rádio Gazeta FM 107,9 durante os jogos de Inter, Grêmio, Santa Cruz e Avenida, o profissional dos microfones garante que uma oportunidade como o Aprendiz na Copa pode fazer a diferença para futuros repórteres, narradores e comentaristas esportivos.

“O treino aperfeiçoa qualquer profissional. Ainda mais esse pessoal jovem que está no jornalismo esportivo, que precisa aprender e desenvolver, treinar. É com o treino que se aprende, com os erros. É uma grande oportunidade para eles. Entendo que precisamos ter até mais ações nesse sentido, com mais frequência, para desenvolver talentos e aperfeiçoar os que já estão aqui”, afirmou.

Publicidade

LEIA MAIS: Aprendiz da Copa: conheça os participantes do projeto

Guedes lembra que na década de 1990, quando morava em Porto Alegre, passou por um programa parecido com o Aprendiz da Copa, que ocorreu na capital, visando lançar novos talentos da narração esportiva. “Eu pegava aqueles rádios com fita cassete, ia no Olímpico e no Beira-Rio e narrava jogos lá, na arquibancada. Levava as fitas lá na Rádio Gaúcha, para o Flávio Dutra, para o Armindo Ranzolin, com o intuito de ter uma oportunidade. Depois disso, Flávio Dutra inventou o Narrador do Futuro, um projeto que fez surgir profissionais como Gustavo Manhago e Ramiro Ruschel, entre outros”, destaca o comentarista da Gazeta.

Uma nova rodada de transmissão está marcada para a próxima sexta-feira, 2, quando o Brasil enfrenta Camarões pela terceira rodada do Grupo G, a partir das 16 horas. Depois dos jogos, os participantes do Aprendiz da Copa se deslocam ao laboratório de radiojornalismo da Unisc para transmitir um programa ao vivo pelo YouTube, que pode ser acompanhado no canal do programa Deixa que Eu Chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE O APRENDIZ NA COPA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.