A maneira como lavamos a calcinha pode ser prejudicial para a saúde da vagina. Ginecologistas indicam que a higienização da peça do jeito errado pode estimular o surgimento de fungos e bactérias e pode chegar a provocar infecções e levar a problemas como o corrimento ou a candidíase.
Diante disto, é essencial seguir certas dicas na hora de lavar esta peça para preservar a saúde íntima da mulher. Confira alguns erros comuns durante a lavagem da calcinha, a secagem e a forma de guardar a peça levantados pelo site Bolsa de Mulher:
Usar água fria – O correto é usar água quente, já que ela auxilia na eliminação das bactérias. O site orienta que a temperatura não ultrapasse os 40ºC.
Publicidade
Lavar na máquina – As calcinhas devem ser lavadas a mão. Máquinas de lavar roupas não são indicadas para a higienização das peças íntimas, pois ao se misturar com outras peças podem adquirir restos de bactérias.
Lavar junto com outras peças – Como dito anteriormente, juntar as calcinhas com outras peças de roupa pode ser prejudicial. Elas devem ser lavadas separadamente, inclusive das roupas íntimas masculinas. Caso seja extremamente necessário usar a lavadora, o site indica que as peças sejam colocadas em embalagens próprias, como saquinhos protetores.
Usar sabão em pó – A melhor forma de limpar as calcinhas é com sabão neutro ou de coco, que não possuem muitos corantes e perfumes, o que evita alergias.
Publicidade
Pendurar no box – Outro problema na hora de lavar as calcinhas diz respeito ao processo de secagem. A chance de proliferação de fungos são maiores quando a peça é largada para secar no banheiro, um local quente e úmido.
Pendurar pelo forro da calcinha – Evite ao máximo o contato do prendedor ou mesmo da corda do varal com o forro da calcinha. A peça deve ser pendurada ao lado avesso para evitar contaminações.
Deixar secando no sol – O site Bolsa de Mulher indica que o melhor lugar para deixar secar a peça é um ambiente arejado, preferencialmente na sombra. O calor do sol pode desbotar ou deformar a peça.
Publicidade
Guardar em uma gaveta com sabonete ou aromatizador – Calcinhas devem ser guardadas em uma gaveta separada das demais roupas, incluindo os biquínis. Itens com cheiro e substâncias diversas podem causar alergias ou irritações.