A origem desse ícone italiano está naturalmente ligada à história do cultivo de arroz no país, que foi introduzido através dos árabes durante a Idade Média. A umidade que existe no Mediterrâneo era perfeita para a cultura do grão, que rapidamente se tornou um sucesso de vendas. Os princípios do cozimento lento foram, então combinados, com o arroz local, e com a inclusão de especiarias da região (principalmente o açafrão) nasceu o “Risotto alla Milanese”. Uma velha regra italiana: bom caldo, bom risoto!
Modo de preparo: Descasque e pique a cebola. Aqueça o caldo. Reserve metade da manteiga e coloque o restante em uma panela média. Leve a panela ao fogo para derreter a manteiga, junte a cebola e mexa um pouco para amaciar. Misture o arroz (sem lavar!), despeje o vinho e mantenha em fogo alto. Assim que o vinho evaporar, reduza para fogo médio. Despeje uma concha de caldo quente e deixe ferver até evaporar quase totalmente.
Despeje outra concha e vá mexendo sempre – só assim o risoto ficará aveludado como o da mamma de Milão. Com a última concha de caldo, coloque também o açafrão. Mas, para que o risoto fique douradinho, misture o açafrão no caldo até dissolver. Se for em fios, desfaça-os primeiro com os dedos. Junte, então, a última concha de caldo com o açafrão, e continue mexendo até que o risoto esteja suculento e aveludado, com os grãos de arroz al dente: cozidos, mas firmes. O tempo de cozimento demora, no mínimo, 20 minutos. Misture ao risoto a manteiga reservada e o parmesão e prove. Se precisar, acrescente sal e pimenta.
Publicidade
Fonte: Sabores da Itália, de Cornelia Schinharl e Sebastian Dickhaut
LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda a fazer pimentões recheados e assados
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.