Categories: Elas

Aprenda a fazer Risotto alla Milanese

A origem desse ícone italiano está naturalmente ligada à história do cultivo de arroz no país, que foi introduzido através dos árabes durante a Idade Média. A umidade que existe no Mediterrâneo era perfeita para a cultura do grão, que rapidamente se tornou um sucesso de vendas. Os princípios do cozimento lento foram, então combinados, com o arroz local, e com a inclusão de especiarias da região (principalmente o açafrão) nasceu o “Risotto alla Milanese”. Uma velha regra italiana: bom caldo, bom risoto!

Risotto alla milanese

Ingredientes:

  • 1 cebola pequena
  • 1 litro de caldo de carne
  • 50 gramas de manteiga
  • 400 gramas de arroz vialone ou arbóreo
  • 100 ml de vinho branco seco forte
  • 1/2 colher de açafrão em fios ou em pó (é possível substituir por açafrão-da-terra/cúrcuma, mas o sabor não será o mesmo)
  • 50 gramas de queijo parmesão ralado na hora
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora
    Serve 4 pessoas.

Modo de preparo: Descasque e pique a cebola. Aqueça o caldo. Reserve metade da manteiga e coloque o restante em uma panela média. Leve a panela ao fogo para derreter a manteiga, junte a cebola e mexa um pouco para amaciar. Misture o arroz (sem lavar!), despeje o vinho e mantenha em fogo alto. Assim que o vinho evaporar, reduza para fogo médio. Despeje uma concha de caldo quente e deixe ferver até evaporar quase totalmente.

Despeje outra concha e vá mexendo sempre – só assim o risoto ficará aveludado como o da mamma de Milão. Com a última concha de caldo, coloque também o açafrão. Mas, para que o risoto fique douradinho, misture o açafrão no caldo até dissolver. Se for em fios, desfaça-os primeiro com os dedos. Junte, então, a última concha de caldo com o açafrão, e continue mexendo até que o risoto esteja suculento e aveludado, com os grãos de arroz al dente: cozidos, mas firmes. O tempo de cozimento demora, no mínimo, 20 minutos. Misture ao risoto a manteiga reservada e o parmesão e prove. Se precisar, acrescente sal e pimenta.

Publicidade

Fonte: Sabores da Itália, de Cornelia Schinharl e Sebastian Dickhaut

LEIA TAMBÉM: Eu, Gourmet: aprenda a fazer pimentões recheados e assados

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.