A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Sul lançou nesta sexta-feira, 27, uma ferramenta que é chamada de Saúde na Palma da Mão. Um aplicativo de celular disponibiliza aos pacientes um histórico de consultas e também registra os agendamentos previstos. A secretaria acredita que a novidade pode diminuir as faltas a procedimentos marcados e facilitar a vida dos pacientes.
“Pelo celular, o paciente poderá ter acesso às suas passagens pelos serviços da Saúde, verificar o histórico de vacinas, medicamentos que foram utilizados e até tirar dúvida sobre a data da próxima consulta”, comenta o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior. “Estamos facilitando o acesso do cidadão aos seus próprios dados, que antes não eram disponibilizados, e tentando evitar que faltem aos procedimentos agendados”, acrescenta.
LEIA MAIS: Serviços da Prefeitura sofrem alterações na reta final do ano
Publicidade
A ferramenta está disponível dentro do aplicativo Minha Cidade, desenvolvido pela empresa de tecnologia Betha Sistemas, prestadora de serviços da Secretaria Municipal de Saúde. O Saúde na Palma da Mão é oferecido de forma gratuita tanto para o cidadão quanto para o Município. Ele está disponível para download nas plataformas Android e iOS.
Para acessar seus dados, o usuário precisa se cadastrar, informando CPF, RG, nome completo, data de nascimento, endereço, e-mail e município. Pelo mesmo aparelho, será possível acessar os dados de familiares, desde que estejam cadastrados e seja informada a senha do usuário. A utilização da ferramenta depende de conexão com a internet.
LEIA MAIS: Comunidade já pode utilizar a farmácia de Monte Alverne
Publicidade
De acordo com o consultor de negócios da Betha, Anderson Teixeira, somente o histórico a partir de 2014 estará disponível, ano em que a empresa passou a cuidar do sistema da Sesa. Na aba Atendimentos registrados, até 2018, é possível verificar o local da consulta, a data e o médico. Já a partir de 2019, o paciente também tem acesso a detalhes do atendimento, como diagnóstico, horário e necessidade de internação. Ainda não é possível agendar procedimentos ou enviar mensagem à Secretaria de Saúde pela ferramenta.
Veja passo a passo para utilizar o aplicativo:
Outras medidas
Publicidade
Além do Saúde na Palma da Mão, a Prefeitura também criou, neste ano, os programas Fila Zero e Portas Abertas, com o objetivo de tornar a rede mais resolutiva e diminuir o tempo de espera por atendimentos. Os dois estão em funcionamento desde maio.
LEIA MAIS: Santa Cruz terá mais três postos de saúde no próximo ano
Pelo Portas Abertas, três postos de saúde passaram a abrir em horários alternativos – ao meio-dia, à noite e aos sábados. Com isso, pacientes que não conseguem ir ao médico em horários habituais, contam com mais essas opções. Até agora, já foram mais de 10,8 mil pacientes atendidos.
Publicidade
Já o Fila Zero removeu cerca de 3,6 mil pessoas da lista de espera do SUS para consultas com especialistas e exames de baixa e média complexidade. Os procedimentos são realizados por meio de uma parceria com hospitais e Cisvale.
This website uses cookies.