Categories: Esportes

Aposentado cria torneio de futebol de mesa na quarentena

As disputas em campo deram uma pausa em virtude do novo coronavírus. Mas nem por isso deixaram de ser praticadas fora das quatro linhas. Morador do Bairro Country, em Santa Cruz do Sul, o bancário aposentado Enio René Durante, 65 anos, decidiu criar seu próprio torneio de futebol de mesa, utilizando cinco nomes diferentes neste período de isolamento social: Copa SaiForaCovid-19; Copa Xô Coronavírus; Copa Quarentena Brasil; Copa Quarentena Europa e Copa Pandemia.

“Tenho 77 times. Para jogarem todos contra todos seriam necessárias umas duas ou três quarentenas. Assim, separei em cinco grupos, com os nomes das copas alusivos ao momento”, explicou. Ao todo, serão 138 jogos, dos quais 30 já foram realizados. Segundo ele, 17 equipes ainda não fizeram sua estreia. “Cada jogo tem a duração extraoficial de 30 minutos, pois na regra são 50 minutos em dois tempos de 25”, ponderou.

LEIA MAIS
Futebol de mesa mobiliza adeptos de todo o Brasil
Gazeta lança desafio para quem pratica futebol de mesa

Futebol de mesa é uma alternativa na quarentena

Praticante assíduo do esporte desde 1963, o aposentado possui uma mesa oficial (220 cm x 160 cm) em sua residência, onde costuma jogar com amigos e parentes (fora, claro, deste período vivido no mundo todo) e na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), da qual é sócio.

Inscrito na Federação Gaúcha de Futebol de Mesa, seu Enio disputa anualmente vários campeonatos de âmbito local, estadual e nacional. As competições pelo Brasil afora ocorrem em Recife, João Pessoa, Salvador, Rio de Janeiro e Cascavel. Em razão da Covid-19, o Centro-Sul Brasileiro, previsto para 21 e 22 de março, em Caxias do Sul, acabou sendo cancelado, assim como uma etapa gaúcha, em Canguçu, na modalidade 1 Toque Cavado, da qual o aposentado tem quatro títulos.

“Para disputar campeonatos, é necessário muito treinamento, inclusive sozinho em casa, se possível. Assim sendo, tenho por hábito realizar torneios entre meus próprios times, a fim de manter a forma. Todavia, como se prevê um isolamento (domiciliar) por um prazo longo, resolvi colocar todos os meus times em campo para ver se consigo jogar até o final desse triste período que atravessamos”, justificou Enio.

Publicidade

Ensinamento para os jovens

Enio René Durante exerce também o trabalho voluntário desse esporte. Desde 2006, ensina jovens dos 10 aos 15 anos sobre a arte do futebol de mesa em oficinas junto a entidades que fazem reforço escolar no turno contrário das aulas. “Até 2016, fiz isso em Caxias do Sul. Em 2017, mudei para cá e dei continuidade ao trabalho no projeto AABB Comunidade”, explicou. “Nesse período atendi mais de cem jovens, entre meninos e meninas. Distribuí uma centena de times e proporcionei viagens para campeonatos oficiais aos que se destacavam”, completou o aposentado.

Eliserio Bauer e seu filho Lucas disputam uma partida de futebol de mesa em sua casa

Mais leitores da Gazeta enviam fotos associadas ao passatempo

Publicidade

Mais praticantes e adeptos do futebol de mesa aceitaram o desafio lançado pela Gazeta do Sul na edição do último final de semana e enviaram fotos com o registro de partidas realizadas durante o período de quarentena. A proposta era que fãs desse passatempo, das mais diversas idades, encaminhassem para o e-mail redacao@gazetadosul.com.br imagens dos jogos em família, entre pais e filhos ou entre irmãos. Entre os que aceitaram o desafio está a família Bauer. Marcia Regina Bauer enviou foto na qual Eliserio Bauer aparece durante partida disputada com seu filho Lucas.
E nosso assinante Sinval Silva, que reside no Bairro Várzea, também aproveitou o desafio para relembrar seu tempo de infância, quando praticava o futebol de mesa com amigos e familiares. Enviou foto de sua caprichadíssima mesa, devidamente montada para uma partida. O desafio da prática do futebol de mesa segue ao longo de toda esta semana, até o final de semana. Fotos ou vídeos enviados por leitores da região ou do País serão compartilhados nas páginas da Gazeta do Sul e na plataforma digital, no Portal Gaz. Todos os que participam receberão em sua casa nos próximos dias brinde-surpresa enviado pela equipe da Gazeta.

Sinval Silva aproveitou o desafio para relembrar a infância
TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.