Por meio de pequenas ações para cuidar e preservar o meio ambiente, o aposentado Ademir Rodrigues Machado, de 72 anos, encontrou um novo estilo de vida. Morador de Rio Pardinho, ele realiza, de forma voluntária, a coleta de materiais recicláveis à margem da RSC-471. Ademir iniciou a atividade no ano passado. Na última coleta, foram 250 itens recicláveis recolhidos, entre garrafas pets, potes e vidros que estavam à margem da rodovia de forma irregular. “É a terceira vez que faço essa ação. Na primeira, foram mais de 200 itens coletados, e na penúltima, 266,” diz.
Ademir percorre um trajeto de três quilômetros. “Não consigo recolher tudo, pois preciso descer e subir no trator diversas vezes. E algumas coisas são mais pesadas, como quando encontrei a porta de um carro e não consegui recolher.”
LEIA TAMBÉM: Dia do trabalho: aposentado vai empreender na área de serviços como “neto de aluguel”
Publicidade
Com o material coletado e alocado em um reboque, Ademir leva os recicláveis para a casa, onde realiza a separação correta. Os objetos são destinados para a Cooperativa de Catadores e Recicladores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) e outras entidades. “Também levo tampinhas para os hospitais Santa Cruz e Ana Nery, para a Copame e para a Apae. É uma forma de sentir que estou colaborando com o bem social e com o planeta. Além disso, quero incentivar outras pessoas para que façam esse tipo de ação.”
O trabalho voluntário é apoiado pela esposa, Ivone Machado, de 73 anos. “A quantidade de material que meu esposo recolhe parece que não se justifica, pois temos, na nossa região, a coleta de lixo três vezes na semana. Não consigo entender como ainda há pessoas que preferem jogar o lixo na natureza. Por isso, admiro e apoio o que ele faz, para pelo menos melhorar e deixar um mundo melhor às próximas gerações, mesmo que seja com pequenos gestos”, afirma a aposentada.
LEIA TAMBÉM: Importância do Cinturão Verde é registrada em foto por vereador
Publicidade
O casal também foi figurante nas gravações do filme Infinimundo, em Sinimbu, que começaram no dia 14 de abril. Durante a locomoção até o ponto de filmagem, o casal aproveitou para recolher mais objetos que estavam à margem da rodovia. “No último fim de semana, recolhemos cerca de 60 itens com a charrete, quando fomos conhecer o local da gravação,” complementa Ademir.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade