Cultura e Lazer

Após três anos, Carnaval volta a realizar competições em Rio Pardo

A cidade de Rio Pardo começa a entrar no clima do Carnaval e aos poucos a Rua Andrade Neves vai dando lugar à Avenida Gogoia, em homenagem à carnavalesca Maria da Glória, já falecida, com estruturas de som, palco e decoração. Nesta quinta-feira, 8, as escolas vão tomar a passarela do samba para fazer o ensaio técnico, uma inovação do último ano que deu certo e acabou mantida em 2024. O momento serve para os últimos ajustes das três agremiações que disputam o título depois de três anos sem competição oficial. A última campeã, Enamorados, não desfilará.

LEIA TAMBÉM: Martha Medeiros é patrona da 35ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul

O grande momento ocorrerá no sábado, dia do desfile para valer. A programação começa às 20 horas com a descida da corte do Carnaval acompanhada da Banda Bébi, já tradicional nos festejos. A primeira escola a passar na avenida é Candangos, que neste ano traz para a avenida o enredo Deu medo! Na linha do tempo da vida, Candangos quer saber: do que você tem medo?. A evolução da vermelho e branco está marcada para as 21 horas.

Publicidade

Em seguida, às 22h20, é a Realeza da Vila quem colore a Gogoia. A escola tem o arco-íris como símbolo ao lado da coroa e desfilará exatamente com o enredo destacando essa marca: Do arco-íris sete cores, sete mundos: qual é o seu?. E a Embaixadores do Ritmo vai encerrar os desfiles da disputa, às 23h40. A verde e branco promete levar todos a serem crianças novamente com o enredo O Embaixador desperta a criança que há em você.

Cada escola tem o tempo mínimo de 50 minutos e máximo de 65 minutos de desfile e precisa apresentar, pelo menos, 200 componentes. Os quesitos que serão avaliados pelos jurados são: bateria, samba-enredo, harmonia musical, tema-enredo, fantasia, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias e adereços, comissão de frente.

LEIA TAMBÉM: Festival de Santa Cruz de Cinema já tem 509 inscrições

Publicidade

Blocos desfilam no domingo

Os blocos carnavalescos desfilam no domingo pela Avenida Gogoia. Neste ano, quatro entidades disputam o título, que na última vez ficou com três blocos. São João Menino é o primeiro, às 21 horas, com o enredo São João Menino em cortejo ao Divino Espírito Santo. O bloco Tentação traz para a avenida O mundo encantado do circo, às 22 horas. Logo mais, às 23 horas, é a vez do Mãos do Samba contar A face da verdade. Para encerrar, à meia-noite, o Cupido traz o enredo Amor de Cupido. Destinos entrelaçados. Eros e Psique.

Oficialmente, Gogoia

O decreto 013/2024 muda, oficialmente, o nome da Rua Andrade Neves para Avenida do Samba Maria da Glória dos Santos (Gogoia) durante os dias de Carnaval. A carnavalesca é homenageada anualmente, desde 2010, com o nome da rua que recebe todos os festejos, pelo relevante trabalho humanitário desenvolvido somado à trajetória de uma vida toda dedicada ao Carnaval.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE RIO PARDO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Guilherme Bica

Share
Published by
Guilherme Bica

This website uses cookies.