Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DE VOLTA AO CONSULTÓRIO

Após se dedicar ao tabaco, médico cubano volta a atuar na ESF de Passo do Sobrado

Foto: Rafaelly Machado

Após se dedicar ao tabaco, médico cubano volta a atuar na ESF de Passo do Sobrado

O médico cubano Jesus Sotolongo Gomes voltou a atuar na rede de saúde de Passo do Sobrado, após quatro anos longe da sala de consultas no município. Aos 57 anos, ele é integrante do programa Mais Médicos pelo Brasil, do governo federal, e escolheu a localidade de Passo da Mangueira, no interior, para morar.

O encontro do médico com a pacata cidade aconteceu em 2015, quando ele foi selecionado pelo Mais Médicos para atuar em Passo do Sobrado, pelo período de quatro anos. Jesus permaneceu até outubro de 2018 na Estratégia de Saúde da Família (ESF), quando se encerrou o contrato do programa, em virtude da troca de governo. 

LEIA TAMBÉM: Encontro de Terno de Reis encanta o público em Passo do Sobrado

Publicidade

Longe do consultório, ele não quis voltar para Cuba. Então, precisou buscar uma alternativa para garantir o seu sustento. Jesus optou por trabalhar com o tabaco. Em um terreno de nove hectares em Passo da Mangueira, o médico se dedicou ao cultivo de 12 mil pés da cultura, por duas safras. “Eu já conhecia a planta, pois em Cuba também se cultiva fumo, mas lá acontece de uma forma natural, com tabaco de galpão e sem uso de produtos químicos. Aqui, o sol também é mais quente”, brinca. 

Depois de colher o tabaco, Jesus teve a oportunidade de voltar a trabalhar como médico, mas desta vez em Lajeado, no interior. “Fiquei dois anos naquela região, pelo programa do governo. Com o fim do contrato, retornei a Passo do Sobrado, onde atuei por mais um tempo na plantação de tabaco e em uma casa geriátrica.”

LEIA TAMBÉM: Vigilância em Saúde monitora aumento de casos de dengue no RS

Publicidade

Em meio à jornada de vida, de idas e vindas, Jesus cultivava o sonho de voltar a atuar na ESF de Passo do Sobrado, onde começou sua carreira no País. “Aqui, meus pacientes são como amigos e não há nada melhor do que receber o carinho da população e ser reconhecido pelo trabalho.” 

Após se dedicar ao tabaco, médico cubano volta a atuar na ESF de Passo do Sobrado
Médico Jesus Sotolongo voltou a atender a população de Passo do Sobrado no fim do ano passado: “É a realização de um sonho” | Foto: Rafaelly Machado

Em março do ano passado, as inscrições foram abertas para que municípios realizassem seu cadastro para terem novos profissionais pelo Mais Médicos. O prefeito Edgar Thiesen, 44 anos, salienta que o procedimento foi realizado. “Precisávamos de mais um médico. Hoje, contamos com quatro profissionais: dois por programas federais e dois terceirizados.”

Jesus se inscreveu na vaga junto com mais sete pessoas. “Fiquei esperando a aprovação durante todo o ano, e no dia 29 de dezembro comecei a trabalhar aqui novamente. Me sinto grato por isso, pois criei laços de amizade com os pacientes.”

Publicidade

Thiesen: volta era esperada pela população | Foto: Rafaelly Machado

LEIA TAMBÉM: Estudo estima 17 mil mortes por tratamento de Covid-19 com cloroquina

Tempo para dar atenção à saúde das pessoas

A partir de agora, o médico cubano Jesus Sotolongo Gomes quer dedicar-se à saúde da população da cidade que o acolheu. Além disso, pretende focar os estudos para conseguir a aprovação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), para ter seu diploma validado em solo brasileiro.

“Já avisei o prefeito e o secretário de Saúde que podem contar comigo. Não tenho hora nem lugar; se precisar, estarei disponível”, afirma. Já a plantação de tabaco, neste momento, não faz parte dos seus planos.

Publicidade

O secretário de Saúde e Ação Social, Fabiano Schwab, enalteceu o esforço de Jesus para voltar ao município. “O retorno dele veio em boa hora, pois nossa cidade está crescendo. Por conta das oportunidades de emprego, mais pessoas vêm morar aqui, e elas também precisam de atendimento médico.”

LEIA TAMBÉM: Vacina Zalika é registrada pela Anvisa

Com 7 mil habitantes, o atendimento médico é centralizado nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) 1 e 2. O prefeito Edgar Thiesen frisa que está se investindo na saúde, como na reforma de prédios, veículos e pessoal. “Atendemos casos leves e situações gerais, pois, para urgência e emergência, temos como referência o Hospital São Sebastião Mártir, em Venâncio Aires.” 

Publicidade

O médico Jesus vai permanecer no cargo durante quatro anos. Após esse período, terá que realizar novamente a inscrição no programa. Por isso, ele busca conquistar o registro profissional brasileiro para atuar também por outros programas na área de medicina.

LEIA TAMBÉM: Ministério da Saúde distribui novo medicamento para pacientes com HIV

“Gosto muito dele”

Quem aprovou o retorno do médico Jesus ao posto de saúde é a aposentada Neusa Blanco da Silveira, 78 anos. Durante a consulta de rotina na manhã dessa quinta-feira, 11, ela descobriu que o profissional voltou a atuar na cidade.

“Eu não gostei, eu amei a volta dele! Já fui atendida anos atrás por ele, e agora quero receber o seu atendimento também nas visitas em domicílio. Eu gosto muito dele”, enalteceu a paciente, natural de Jaguari, mas que reside em Passo do Sobrado desde 2015.

Os atendimentos na casa de pacientes são possíveis devido ao número de habitantes e a maior presença de médicos no município. Nessas visitas, prioriza-se pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção. Para facilitar o trabalho, Jesus mora durante a semana no Centro e, quando possível, retorna para sua casa no interior.

LEIA MAIS SOBRE A REGIÃO

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.