Categories: Regional

Após queima de transformador, rompimento deixa sete bairros sem água

Os moradores que esperavam a volta da água após a queima de um transformador da Corsan nessa sexta-feira, 28, amanheceram sem abastecimento ainda neste sábado, 29. O problema, no entanto, é outro: por volta das 5 horas, houve o rompimento de uma rede de água tratada, que deixa pelo menos sete bairros sem água.

A situação é decorrente da falta de água que afetou todo o município ontem. Conforme a gerente local da Corsan, Rosângela Freitas, a situação é, infelizmente, normal. “Como a rede fica vazia, sem água por muito tempo, ela cria bolsas de ar. Apesar de termos passado a noite fazendo manobras de registro, não tínhamos como garantir que todo o ar tenha saído. Por isso, houve o rompimento”, comentou.

LEIA MAIS: Queima de transformador deixa toda a cidade sem água

Publicidade

A rede rompida fica na esquina da Rua Barão do Arroio Grande com a Avenida Euclydes Kliemann. São afetados os bairros São João, Arroio Grande, Castelo Branco, Esmeralda, Faxinal Menino Deus, Pedreira e Santuário. Ainda podem haver outras casas sem abastecimento na Zona Sul do município. Leitores do Bairro Aliança, por exemplo, também relatam a falta de água neste sábado. 

Apesar da previsão inicial de normalização no abastecimento para o começo da tarde, a Corsan ampliou o prazo. Agora, a água deve voltar às torneiras até o fim da tarde. O conserto da rede rompida foi finalizado por volta das 13h30, conforme Rosângela, mas a água demora para chegar até as partes mais altas da Zona Sul. A gerente da Corsan preferiu não estipular um horário para a normalização, mas garantiu que o abastecimento está sendo gradualmente normalizado. Poderão ocorrer oscilações na pressão da água.

Conserto do transformador

Publicidade

As demais regiões de Santa Cruz do Sul começaram a ser abastecidas novamente a partir das 20 horas dessa sexta-feira, quando a equipe da Corsan finalizou o conserto do transformador queimado. Conforme Rosângela, o Centro foi um dos primeiros bairros a ter o abastecimento normalizado, por ficar em uma parte mais baixa da cidade.

Partes mais altas do município foram recebendo o abastecimento gradualmente, durante a madrugada. Apenas alguns locais ainda seguiam sem água nesta manhã, como o Bairro Higienópolis. Rosângela acredita, no entanto, que o abastecimento já deve estar normalizado mesmo nos locais mais altos.

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.