Foram quase quatro dias sem luz na Travessa Kipper, em Linha Santa Cruz. Após 93 horas e diversas reclamações de moradores, às 16 horas de quarta-feira, 9, a energia elétrica foi retomada na localidade. O prejuízo foi grande, além do mal-estar ocasionado para os clientes. A falta do serviço foi consequência do forte temporal com rajadas de vento que atingiu Santa Cruz do Sul no início da noite do último sábado. Entretanto, os moradores não imaginavam que apenas nessa quarta-feira voltariam a poder manter suas rotinas.
O casal Cassiane, 34, e Diego da Silva, de 40 anos, viveu dias difíceis e angustiantes. Pais de um menino de 7 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Fundamental, ainda esperam mais um filho, que está no oitavo mês de gestação. No caso deles, a energia elétrica é necessária, por exemplo, para que Cassiane tome um banho quente e carregue a bateria do celular, para a eventual necessidade de fazer contato com alguém.
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“Fiquei muito nervosa durante uma ligação para a RGE, tive algumas contrações, mas passou. Fiquei aos prantos, chorando. Carrego o celular no carro, mas demora muito. Posso ter uma emergência e nem conseguir avisar. Perdi minha gestação anterior e não deveria estar passando por isso”, contou a mulher quando a luz ainda não havia retornado.
Aproximadamente duas horas após a conversa com a Gazeta do Sul, Cassiane avisou que a energia havia sido restabelecida. Além da preocupação com a gravidez, há as aulas do filho do casal que, em razão da pandemia, ocorrem de forma virtual e necessitam de energia elétrica. “Desde segunda ele está sem aula e não temos como avisar a professora”, lamenta a mãe.
Na tarde de quarta, uma equipe consertou um poste que cedeu na Travessa Kipper durante o temporal de sábado. Antes, pela manhã, Diego esteve na loja de atendimento da RGE de Santa Cruz para solicitar uma explicação e soube que a empresa que realizaria o conserto do poste e da fiação foi chamada bem depois que a RGE foi avisada. Isso incomodou os moradores. “Quem fiscaliza os prazos que eles dão? Não queremos tumulto, só que não aconteça. Desde domingo de madrugada não havia mais chuva e vento. Precisa tanto tempo assim para restabelecer o serviço?”, questiona Diego.
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Osmar Sebastião de Borba, de 66 anos, que também reside na Travessa Kipper, conta que essa é a primeira vez que ficam tanto tempo sem energia. Foram diversas ligações para a RGE. “Algumas coisas estragaram, mas outro pouco levamos lá para a irmã da minha mulher. Dessa vez o estrago foi grande, se armou o tempo e veio derrubando tudo”, conta. Na casa dele, a energia também retornou após 93 horas.
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O que diz a RGE
Na tarde de quarta, a RGE emitiu um posicionamento via assessoria de imprensa. “Após o forte temporal que atingiu várias partes do Estado no final de semana com ventos de até 70 Km/h, a RGE informa que em Santa Cruz do Sul há registros isolados de clientes sem energia. As equipes da empresa seguem trabalhando nos consertos necessários para restabelecer o fornecimento na região, que se dará na medida em que os reparos forem sendo concluídos. Devido ao elevado número de árvores de grande porte e galhos caídos sobre a rede, que arrebentaram fios e outros componentes do sistema elétrico, ainda há cerca de 100 clientes em atendimento no município. A RGE segue mobilizada tendo em vista a quantidade e complexidade dos estragos”, disse a concessionária em nota.
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