Após quase dois anos, Unisc retoma aulas presenciais nesta quarta-feira

Quase dois anos se passaram desde que a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) anunciou a suspensão das aulas presenciais, em 16 de março de 2020. Naquela época, ainda sem saber exatamente o que estava por vir e sem imaginar quanto tempo duraria a pandemia, foi anunciado que as aulas voltariam no dia 30 do mesmo mês. No entanto, não aconteceu. Neste período, implantou-se o ensino híbrido e o escalonamento de turmas, entre outras alternativas para ajudar conter a disseminação da Covid-19. Nesta quarta-feira, 2, a Unisc retorna à presencialidade das atividades de ensino e aprendizagem, tanto nas disciplinas práticas quanto nas teóricas.

A expectativa de professores e alunos é positiva. A volta significa não somente a retomada do ensino presencial, mas também a convivência e socialização que o ambiente acadêmico propõe. “Sentimos falta dessa presença mais constante dos nossos estudantes, desse convívio nos espaços que não é só a sala de aula, mas também corredores, salas especiais, biblioteca, bares, restaurantes, nas nossas atividades culturais. Tudo isso é pensado para uma comunidade acadêmica que vive intensamente a universidade”, destaca a diretora de Ensino de Graduação, Giana Diesel Sebastiany.

LEIA MAIS: Hospital Santa Cruz e Unisc formam turma de residentes médicos

Publicidade

Ao todo, são esperados 4,5 mil estudantes no campus da Unisc de Santa Cruz do Sul e também nos campi de Sobradinho, Venâncio Aires, Montenegro e Capão da Canoa. Já na modalidade de Educação à Distância (EAD), são 1,5 mil alunos que voltam às aulas nesta quarta. Para o retorno, a Unisc se preparou, realizando adequação nas salas de aula, com maior distanciamento entre o mobiliário. Além disso, a orientação é para que as portas e janelas fiquem abertas para garantir melhor ventilação. “Também seguimos com cuidados de uso de máscara, de álcool gel, com a lavagem das mãos sempre que possível, e o cuidado para não tocar no rosto mesmo com uso da máscara”, diz Giana.

Segundo a diretora, durante toda a pandemia, a universidade ofereceu acompanhamento psicológico e demais serviços da área da saúde, tanto para a comunidade interna quanto para a externa. Ela explica que os cursos da área da saúde seguiram com as atividades práticas, inclusive trabalhando na linha de frente. “As aulas teóricas passaram para o remoto, mas as atividades práticas, especialmente os estágios, seguiram acontecendo porque eles ajudaram no enfrentamento ao coronavírus”. Já a partir do segundo semestre de 2021, com o avanço da vacinação e a melhora no cenário pandêmico, a Unisc teve uma volta gradual, com algumas turmas frequentando o campus de forma distanciada e alternada. “Tivemos acompanhamento de um grupo de pesquisadores da Unisc. Através da testagem dos estudantes que retornaram à presencialidade, verificou-se que não tínhamos casos de contaminação no campus”.

LEIA TAMBÉM: Parceria entre Prefeitura e Apesc garante atendimento a crianças com necessidades especiais

Publicidade

Em 2022, a Unisc decidiu manter algumas atividades de forma remota, em casos de turmas com 50 a 60 alunos. “Como uma medida de precaução, optamos por deixar essas turmas no modo remoto pelo menos até abril, para que a gente possa avaliar como vai se comportando a variante Ômicron”, acrescenta.

Professores e colegas fora das telas pela primeira vez

Vanessa Gisele Rutsatz, de 19 anos, já está acostumada com o ensino remoto. Isso porque cursou o último ano do Ensino Médio e o primeiro ano de faculdade desta forma. Nesta quarta-feira, a estudante inicia o terceiro semestre do curso de Pedagogia de forma presencial. “Estou com a expectativa de que vai ser muito legal, que vai dar tudo certo, que vou poder ver os professores e os colegas que só vi pela tela. Vou poder ter essa troca de tirar dúvidas presencialmente, poder conversar todos os assuntos referentes às aulas. É uma experiência única poder estar presencialmente, então minha expectativa é grande, mas também dá um certo medinho”.

Vanessa Gisele Rutsatz iniciará os estudos no 3o semestre do curso de Pedagogia | Foto: Rafaelly Machado

Para a futura pedagoga, com aulas presenciais, fica mais fácil compreender os conteúdos e trocar experiências. “O aprendizado ocorre de forma mais natural”, salienta. Vanessa conta que, em 2021, as aulas até voltaram de forma presencial para alguns alunos, porém, como é moradora de Candelária, dependia de transporte que não voltou a operar. “Neste ano, como as aulas retornaram totalmente presenciais, vai ter ônibus”.

Publicidade

LEIA MAIS: Rafael Frederico Henn é eleito novo reitor da Unisc com aprovação de 96,42% dos votantes

Ela está trabalhando durante o dia em uma escola e vai estudar no turno da noite. Assim, a jovem pretende usar os finais de semana para conseguir atender a todas as demandas. “É mais uma questão de organização para conseguir conciliar o trabalho e os estudos. Tenho finais de semana que pretendo estudar, ler os artigos pedidos, é o meio que terei no momento, mas já havia tido essa experiência outras vezes e deu tudo certo”, complementa.

Fique atento aos protocolos:

Orientações divulgadas pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E Unisc):

Publicidade

  • Uso contínuo da máscara, preferencialmente cirúrgica, N95 ou PFF2;
  • Uso frequente de álcool em gel nas mãos;
  • Evitar tocar os olhos, o nariz e a boca;
  • Manter o distanciamento físico;
  • Deixar as portas e as janelas abertas nos ambientes.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.