O Prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, assinou na tarde desta quinta-feira, 4, o decreto de emergência que determina a execução das providências administrativas necessárias no combate ao mosquito aedes aegypti. A medida, em caráter preventivo, prevê a execução de ações como o ingresso forçado em imóveis públicos e particulares, visando o controle total do inseto transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus.
A determinação surge com base na descoberta do primeiro foco de larvas do mosquito encontrado no município este ano. Conforme o coordenador do Departamento Municipal de Ações de Combate à Dengue, Leonardo Rodrigues, o local é o mesmo que foi visitado pelas equipes que atuam nas frentes de prevenção no início de dezembro. “Provavelmente naquele raio de 300 metros tivemos dificuldades de entrar em alguma residência, o que gerou a proliferação do inseto”, explicou.
O decreto, que também está em conformidade com a Medida Provisória adotada no fim do mês passado pelo Ministério da Saúde, possibilita um aumento no trabalho de prevenção que está sendo realizado no município. “Estamos agindo antes de que algo pior aconteça”, declara o Secretário Municipal de Saúde, Henrique Hermany.
Publicidade
Um forte trabalho de conscientização será realizado no dia 13, o Dia D, quando serão entregues materiais do projeto Saúde em Ação, com foco na Dengue, Chikungunya e Zika vírus. “Realizamos, permanentemente, um trabalho de prevenção. Houve a necessidade de aumentarmos o número de agentes na área de endemias. A equipe, formada por oito pessoas agora conta com 15, todos capacitadas para dar as devidas orientações.”
This website uses cookies.