Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

POLÍTICA

Após décadas de disputas, PTB e PP se aproximam

Presidente do PTB, Sabino esteve na casa de Henrique Hermany nesse fim de semana | Foto: Divulgação

Uma união até pouco tempo improvável começa a tomar forma na política partidária em Santa Cruz do Sul. Após pelo menos três décadas de disputas pela Prefeitura, o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Progressistas (PP) iniciaram processo de aproximação.

O presidente estadual dos trabalhistas, deputado Elizandro Sabino, diz ser uma continuidade do que já ocorreu na última eleição, quando a sua esposa, Tanise Sabino, foi candidata a vice na chapa do senador Luís Carlos Heinze ao governo gaúcho. “Cada integrante do partido terá a oportunidade de decidir seu futuro, em especial os vereadores, pois a saída das lideranças, como tivemos em Santa Cruz, abre espaço para novos líderes”, afirma.

LEIA TAMBÉM: Kelly Moraes preside a Frente Parlamentar de combate à violência contra mulher na Assembleia

Publicidade

O processo de reestruturação do PTB deve começar no próximo mês, com a organização de uma comissão provisória para dirigir a sigla no município. “Claro que devem ser pessoas alinhadas ao projeto estadual do partido, que está sendo desenvolvido em todos os municípios”, adianta.

No sábado, Sabino visitou o líder do governo na Câmara de Vereadores, Henrique Hermany (PP). Disse que o encontro é uma aproximação das siglas, mas também um momento de cortesia pessoal, pois tem relação próxima com a família Hermany. “Temos uma relação de respeito. Visito o vereador e a prefeita Helena há tempo e sempre fui bem recebido. Também fui aluno do Ricardo Hermany, na Unisc”, explica.

LEIA TAMBÉM: Diretório aprova ingresso do PSB no Governo Helena Hermany

Publicidade

Henrique vê com bons olhos esse movimento político. Ele entende que a aproximação fará com que alguns líderes importantes do PTB sejam mantidos, ao mesmo tempo que outros devem deixar a sigla, como os atuais vereadores, no período da janela de transferências. “Temos muito interesse em estar juntos”, reforça.

Sabino projeta que a aproximação das duas siglas pode representar uma união nas eleições municipais de 2024, mas acredita que isso possa ser antecipado. Ele não descarta o ingresso no governo, ainda em 2023.

LEIA TAMBÉM: Base governista reduz, mas tem maioria na Câmara

Publicidade

Relembre

O PTB tem enfrentado uma série de situações, em todo o País, que justificam a necessidade de reestruturação. O presidente nacional, Roberto Jefferson, foi preso pela Polícia Federal após disparar contra policiais que foram até sua casa. No Rio Grande do Sul houve uma debandada, sobretudo daqueles que tinham cargos, como deputados estaduais, e o então ex-vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, que assumiu o Piratini com a renúncia de Eduardo Leite (PSDB).

Em Santa Cruz do Sul, a família Moraes, que liderou o partido nas últimas décadas, optou por ir para o PL, em uma aproximação com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Sérgio Moraes, o pai; a deputada estadual Kelly Moraes e o deputado federal Marcelo Moraes já concorreram pelo PL em outubro.

LEIA TAMBÉM: Marcelo cogita retorno de Sérgio Moraes na disputa pela Prefeitura em 2024

Publicidade

O que dizem os vereadores

  • Nicole Weber informa que ainda não deixou o partido porque ainda a janela de transferências ainda não foi aberta. “Então, esse encontro [visita do deputado estadual Elizandro Sabino ao vereador Hermany] não diz respeito a mim e muito menos reflete o meu posicionamento político”, frisa.
  • Presidente da Câmara em 2022, Rodrigo Rabuske destaca o processo de união entre o PTB e o Patriota. “O PTB vai deixar de existir com a fusão com o Patriota, o que vai viabilizar uma janela para troca de partido”, aponta. Acrescenta que, independentemente disso, sua posição continuará a mesma: “Não sou governo”.
  • Henrique Hermany entende a posição de seus colegas do Legislativo. “Acredito que eles vão sair do partido na janela, isso já deveria ter acontecido”, opina. Serginho Moraes foi contatado, mas não respondeu.
  • O presidente Elizandro Sabino lembra que as mudanças que ocorreram no partido em Santa Cruz foram por opções próprias. “Sobre os vereadores, entendemos que terão a oportunidade de se definirem. Alguns podem sair, outros entrar”, avalia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE POLÍTICA

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.