Religiosos candomblecistas, batuqueiros, umbandistas, cristãos (luteranos, católicos, anglicanos), bruxaria naturalista, esotéricos e representantes de fóruns e comitês junto com moradores da comunidade local, reuniram-se no interior de Santa Cruz do Sul, nessa terça-feira, 21, em um ato inter-religioso como gesto de apoio e monitoramento de denúncias junto à comunidade do Ilê Ode Ase Erinlé.
Neste ano, no dia 21 de março, passou a ser comemorado o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, que agora integra o calendário nacional. Infelizmente, na madrugada que antecedia o evento, o Ilê Ode Ase Erinlé foi vítima de novo crime de intolerância religiosa, o que evidencia a frequente violência com que as comunidades religiosas de matriz africana estão expostas.
LEIA TAMBÉM: Casa de Candomblé em Santa Cruz é alvo de ataques racistas e de intolerância religiosa
Publicidade
O momento contou com a partilha da história da comunidade religiosa, com a leitura de manifestações de apoio como “Carta Aberta à população de Santa Cruz do Sul, RS” que contém assinaturas de diferentes agentes de direitos do país e, ainda, foi possibilitado um momento de tributo e homenagens a ancestrais e proferidas intenções de amparo de diversos segmentos. O ato inter-religioso integrou a Campanha dos 21 Dias de Ativismo contra o Racismo que, neste ano, exalta a importância de se defender a democracia e a liberdade de crença.
Nos debates, além do apoio contínuo em diferentes frentes de ação, foram ressaltadas a necessidade de efetivação de políticas públicas de enfrentamento à intolerância religiosa nas mais distintas esferas sociais, como institucionais, tendo em vista que o racismo estrutural e religioso é presente e necessita de respaldo legal, punição contra agressores e reparação jurídica das vítimas.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!