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Após construção, acidentes no viaduto Fritz e Frida têm queda de 88%

Dados disponibilizados pela 2ª Companhia Rodoviária de Santa Cruz do Sul, núcleo local do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), mostram que, antes da construção do viaduto Fritz e Frida, o trevo apresentava elevado índice de acidentes. A obra teve início em 2015. Se comparados os dois anos anteriores ao começo da implantação da estrutura – 2013 e 2014 – e os dois posteriores à inauguração do viaduto – 2019 e 2020 –, é possível verificar uma redução drástica nos números. Nos dois anos anteriores, houve 25 acidentes no total, e nos dois últimos, apenas três, o que representa queda de 88%.

Para o comandante da 2ª Companhia Rodoviária, capitão Sílvio Erasmo Souza da Silva, antes da conclusão da obra, o maior problema era o cruzamento sobre a RSC-287 para quem seguia do Acesso Grasel a Linha Santa Cruz, e vice-versa. “Devido ao trânsito de duplo sentido na RSC-287, embora houvesse sinalização para redução de velocidade e alerta de atenção aos condutores, ocorriam com frequência acidentes de trânsito, como colisões laterais, em que um veículo cortava a frente do outro, segundo apontam os dados estatísticos. Com o fim da passagem sobre a pista central no antigo trevo, já se pode observar a redução dos acidentes.”

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O capitão destaca que a construção resultou em melhorias também para a mobilidade urbana, reduzindo a espera dos condutores para o acesso à cidade ou ao bairro. “Conforme estudo elaborado pela empresa que executou a obra, aproximadamente 90% do fluxo do antigo trevo de acesso era de veículos que não ingressavam na cidade. A partir de então, com a livre passagem por cima do viaduto, melhorou a mobilidade para os moradores locais.”

O trabalho dos policiais rodoviários também foi afetado positivamente, de acordo com o comandante. “O efetivo trabalha em prol da segurança e, por essa razão, a redução do número dos acidentes por si só já seria positiva. Mas, além disso, essa melhora da mobilidade urbana no local colabora também para o acesso das viaturas policiais e ambulâncias rumo ao Pronto Atendimento”, completa.

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O capitão concorda que a iluminação ao longo do trecho refeito poderia melhorar, com equipamentos próprios para a rodovia e postes de luz entre as muretas de concreto.

Moradores cobram placas indicativas também em pontos mais distantes do viaduto |Foto: Rafaelly Machado

ÍNDICE DE ACIDENTES

Trecho de referência: km 99 ao 100 da RSC-287
1º de janeiro de 2013 a 31/12/14
Colisões: 5
Colisões laterais: 18
Choques: 2
Total: 25 (12 com lesões)

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1º de janeiro de 2019 a 31/12/20
Colisões: 1
Colisões laterais: 1
Tombamento: 1
Total: 3 (todos com lesões)

Fonte: CRBM

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