Categories: Regional

Após as liquidações, lojas vão contratar funcionários

A virada de setembro para outubro já traz novo ânimo para o comércio local. De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Cruz do Sul, Lauro Mainardi Jr., após o período de liquidações, os lojistas já começam a vislumbrar as vendas de fim de ano, dando início à contratação de funcionários para o período.

Ao contrário dos anos anteriores, desta vez o CDL não tem uma estimativa em números para as admissões, mas a expectativa é de que sejam menores em relação a 2015. “Tivemos um ano atípico, com altos e baixos. A crise institucional do País parece ter chegado ao fim, mas ainda estamos passando por uma forte crise moral. A população ainda está insegura com a economia”, ressaltou.

Das vagas que surgem nessa época, muitas são temporárias, mas podem ser uma boa oportunidade para quem busca um emprego efetivo. Para Mainardi, força de vontade e interesse em aprender bem a função são características importantes. “Sabemos que as lojas não conseguem manter todos os contratados depois de dezembro, porque o movimento cai muito, mas quem sabe aproveitar essa chance e veste a camisa da empresa, pode acabar ficando.”

Publicidade

Na loja Eny, de Santa Cruz do Sul, a admissão de novos funcionários terá início a partir do mês que vem. Conforme conta o gerente Telmo Mello, em média, duas novas contratações são feitas anualmente nesse período. Este ano, com o movimento mais baixo, Mello espera por melhoras e acredita que o aumento do quadro de funcionários deve acontecer. Ao contrário de outros lugares, as vagas abertas são efetivas. “Não faço contratações temporárias. Quem entra já entra para ficar, inclusive competindo nas vendas com as funcionárias mais antigas.” Apesar disso, ele lembra que já aconteceu de os próprios funcionários novos pedirem demissão após o Natal, já que buscavam trabalho apenas de forma provisória.

A recomendação da CDL para os lojistas é que não deixem para captar novos funcionários na última hora, já que é necessário um período de experiência e adaptação para que as equipes possam trabalhar em sintonia e realizarem um bom atendimento aos clientes, quando o movimento aumentar.

Presentes

Publicidade

Conforme o presidente da CDL, Lauro Mainardi Jr., a entidade ainda não está trabalhando com a promoção de Dia da Criança, que acontece em 12 de outubro. Uma curiosidade, segundo ele, é a variedade dos itens adquiridos pelos consumidores nas datas comemorativas. “Notamos que não se compra mais apenas um tipo de produto. Sabemos, por exemplo, que as crianças gostam de brinquedos, mas hoje os pais já optam também por roupas e eletrônicos.”

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.