Polícia

Após apreensão de materiais nazistas, Federação Isrealita se manifesta; confira a nota na íntegra

Nessa quarta-feira, 12, policiais civis e militares apreenderam um adolescente de 14 anos com bandeiras e fotos nazistas e fascistas, um simulacro de arma de fogo, facas, canivetes, fardas camufladas e capacetes. A apreensão ocorreu no município de Maquiné, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O jovem é suspeito de estar envolvido no planejamento de um possível ataque em uma escola da cidade.

Diante dos vários casos de ataques ou ameaças as escolas que vêm sendo registrados nas últimas semanas, muitos com apologia ao nazismo, a Federação Israelita do Rio Grande do Sul se manifestou. Confira a nota na íntegra:

LEIA TAMBÉM: Ataque em escola de Goiás deixa três alunos feridos

Publicidade

Nota oficial

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) recebe com pesar e muita preocupação a notícia de que um adolescente gaúcho, de 14 anos, foi considerado suspeito pelas autoridades policiais por ameaças terroristas e porte de materiais de apologia ao neonazismo mantidos em sua casa, na cidade de Maquiné, no litoral norte do RS, há pouco mais de 100 quilômetros da capital, tendo, inclusive, seus pais sido presos pela autoridade competente e o menor tido determinada sua internação na FASE.

É estarrecedor que recentemente estávamos em um júri de skinheads que tiveram seus crimes deflagrados em 2005 em Porto Alegre, e, mesmo assim, ainda vemos a apologia ao nazismo proliferar e se mostrar tão presente em nosso meio, e, inclusive, com possibilidade de ameaça a muitas vidas.

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul ressalta o excelente trabalho das autoridades de segurança pública brasileiras e, em especial, de nosso Estado, enfatizando que tem plena e total confiança na competência e profissionalismo das entidades dedicadas a tal setor em prevenir e reprimir condutas de apologia às ideias nazistas.

Publicidade

Além disso, a FIRS reforça a necessidade de toda a sociedade estar atenta e sensível a qualquer ameaça de ataque ou evidência de apologia ao nazismo, seja por meios físicos ou online, na medida em que essas pessoas geralmente dão pistas prévias, como ameaças ou referências, pelo que as pessoas em geral não devem hesitar em informar tais atitudes suspeitas às autoridades competentes. 

Lembramos, nesse sentido, que os meios oficiais de denúncia, no Rio Grande do Sul, são os telefones 190 e 181. E que o Ministério da Justiça e Segurança Pública também tem um canal online para envio de informações e denúncias de ameaças de ataques em escolas, como os que têm sido contatados no País nos últimos dias, no caso, o mj.gov.br/escolasegura.

Por fim, acreditamos que a participação da sociedade em conjunto com o trabalho das autoridades competentes, aliados a uma educação permanente sobre os malefícios das ideias nazistas, são medidas fundamentais na prevenção a tais condutas odiosas.

Publicidade

Federação Israelita do Rio Grande do Sul

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.