Categories: Regional

Após ampliação, UTI Covid do Hospital Ana Nery está lotada novamente

Por causa da lotação na área de atendimento para pacientes infectados pelo coronavírus, o Hospital Ana Nery decidiu nessa quarta-feira, 25, dobrar o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva para tratamento da Covid-19. De cinco leitos de UTI Covid, a casa de saúde dobrou o número para dez na manhã desta quinta-feira, 25.

A ampliação só foi possível porque o hospital adaptou cinco leitos de UTI comum. Em entrevista à Rádio Gazeta na manhã desta quinta, o diretor executivo do Ana Nery, Gilberto Gobbi, ressaltou que, mesmo com o esforço na ampliação, a UTI Covid está lotada novamente.

LEIA MAIS: Hospital Ana Nery adapta leitos de UTI convencional para atendimento de pacientes com Covid-19

Publicidade

Conforme Gobbi, chama a atenção a gravidade dos casos, que estão diferentes dos casos da primeira onda, com pacientes mais jovens e em estados mais críticos. “Estamos com todos os leitos ocupados já no dia de hoje [quinta-feira] em função de pacientes que estavam necessitando de internação. Nós não tínhamos outra alternativa senão providenciar a internação deles em leitos de UTI”, explicou.

O diretor do Hospital Ana Nery ressalta que a demanda por leitos clínicos para pacientes com Covid-19 também cresceu e exigiu ampliação de vagas. “No início ficamos com reserva técnica, porque não tínhamos como não atender o paciente oncológico, por exemplo, pois isso pode custar a vida dele. Então a gente disponibilizou nove leitos para internação clínica Covid. E, desses nove leitos, nós já partimos para 17, para dar conta do volume das pessoas que estão nos procurando.”

Gilberto Gobbi reforçou que, se houver necessidade de mais internações em leitos de UTI Covid, o hospital não tem mais capacidade de aumentar o número de vagas para esta unidade.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Aumento de internações deixa hospitais da região no limite da capacidade de atendimento

Atendimentos na UPA e Hospitalzinho também aumentaram

O Hospital Ana Nery também é responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento do Bairro Esmeralda e do Hospitalzinho, localizado no Bairro Santa Vitória. As duas estruturas são pontos importantes na rede de saúde de Santa Cruz, com capacidade para atender situações de urgência e emergência. Segundo Gilberto Gobbi, com a pandemia, os atendimentos de pacientes nestes locais também aumentaram.

Publicidade

Desde janeiro, o Hospitalzinho voltou a atender 24 horas por dia. O diretor executivo avaliou como positiva a ação. Em média, dez pacientes utilizam a estrutura durante a madrugada. “Temos uma média de 3.400 atendimentos mensais. Claro que em 2020 houve uma pequena queda, em função da pandemia, mas agora já começa a voltar à normalidade”, disse.

Quanto aos procedimentos cirúrgicos, como o Hospital Ana Nery é uma instituição de referência oncológica, especialidade na qual a brevidade das intervenções é essencial, cada caso será avaliado e deverão ser autorizados aqueles indispensáveis à manutenção da vida dos pacientes.

LEIA MAIS
Hospital Santa Cruz decide suspender as cirurgias eletivas
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.