A marca de produtos de limpeza Bombril foi criticada nas redes sociais nessa quarta-feira, 17, após relançar uma palha de aço que possui o nome Krespinha. A associação do cabelo crespo com o produto gerou diversas acusações de racismo, já apontadas em estudos acadêmicos baseados no produto original, de 1952.
Pouco tempo após o lançamento do produto no site da Bombril, uma propaganda do item da década de 1950, que mostra uma boneca negra com cabelo crespo ao lado da palha de aço começou a circular no Twitter.
LEIA TAMBÉM: Postagem racista é alvo de denúncia em Santa Cruz
Publicidade
Por volta das 11 horas dessa quarta-feira, era possível conferir o produto no site da Bombril, mas, após as críticas, a marca retirou a Krespinha da página.
No Twitter a hashtag #BombrilRacista chegou aos assuntos mais comentados da rede social, com diversas críticas por parte dos usuários. A Bombril pediu “sinceras desculpas” e decidiu que vai retirar a esponja de aço chamada “krespinha” do seu portfólio de produtos.
LEIA TAMBÉM: Por que persiste o racismo estrutural