Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Polêmica

Após acusação de racismo, Bombril retira ‘Krespinha’ do mercado

Conforme a Bombril, esponja foi relançada

A marca de produtos de limpeza Bombril foi criticada nas redes sociais nessa quarta-feira, 17, após relançar uma palha de aço que possui o nome Krespinha. A associação do cabelo crespo com o produto gerou diversas acusações de racismo, já apontadas em estudos acadêmicos baseados no produto original, de 1952.

Pouco tempo após o lançamento do produto no site da Bombril, uma propaganda do item da década de 1950, que mostra uma boneca negra com cabelo crespo ao lado da palha de aço começou a circular no Twitter.

LEIA TAMBÉM: Postagem racista é alvo de denúncia em Santa Cruz

Publicidade

Lançada em 1952, a esponja Krespinha voltou ao mercado em 2020

Por volta das 11 horas dessa quarta-feira, era possível conferir o produto no site da Bombril, mas, após as críticas, a marca retirou a Krespinha da página.

No Twitter a hashtag #BombrilRacista chegou aos assuntos mais comentados da rede social, com diversas críticas por parte dos usuários. A Bombril pediu “sinceras desculpas” e decidiu que vai retirar a esponja de aço chamada “krespinha” do seu portfólio de produtos.

LEIA TAMBÉM: Por que persiste o racismo estrutural

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.