Um acidente entre uma bicicleta e um Volkswagen Quantum na ciclofaixa do Arroio Grande nesta semana acendeu uma antiga reivindicação dos ciclistas santa-cruzenses: o reforço da sinalização e a instalação de redutores de velocidade. O caso aconteceu no fim da tarde da última quinta-feira, quando a corretora de seguros Janete Rohers, 52, foi atingida pelo veículo no cruzamento da Barão do Arroio Grande com o Corredor Frey. Ela não chegou a ficar inconsciente, mas, com o impacto, foi arremessada contra o capîo do carro. Além de escoriações no joelho, pernas e no peito, Janete aguarda por uma consulta com um traumatologista. Um dia após o atropelamento, a Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos confirmou que vai estudar o reforço da sinalização no local.
Segundo Janete, que usa a ciclofaixa do Arroio praticamente todos os dias, ciclistas geralmente se arriscam nos cruzamentos onde o espaço destinado às bikes está situado. “Tem vezes que os motoristas param em cima da gente. Temos que ter cuidado redobrado”, observa. Para ela que não abdica da utilização de equipamentos de segurança enquanto pedala, é fundamental a instalação de redutores de velocidade, pelo menos em cada um dos cruzamentos.
Outro usuário da ciclofaixa, o engenheiro químico Manuel Fernando Soares, 60, também reclama da falta de segurança para quem usa a bicicelta como meio de transporte. “Nós obedecemos às leis de trânsito, normas de segurança e sinalização, porém, seria fundamental um suporte mais adequado.” Conforme Soares, que também participa do grupo Santa Ciclismo, por se tratar de uma via movimentada, é comum que os motoristas nem enxerguem os ciclistas. “Se tu não grita, acaba não sendo defensivo”, ele acrescenta.
Publicidade
Segundo o responsável pela pasta de Transportes e Serviços Urbanos, Gerson Vargas, técnicos vão estudar a possibilidade de ampliar a sinalização ao longo da ciclofaixa. Por enquanto, o que está confirmado é a pintura ao longo da extensão nos próximos dias. Essa intervenção faz parte da revitalização dos 17 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas do município. “Estaremos receptivos para atender à demanda dos ciclistas e faremos o que estiver ao nosso alcance para atendê-los”, frisou Vargas. Membros do grupo Santa Ciclismo vão marcar uma reunião com o secretário de Transportes na próxima semana.
This website uses cookies.