Santa Cruz do Sul

Após 17 anos, juíza Josiane Estivalet deixa Santa Cruz

Após 17 anos e cinco meses de atuação em Santa Cruz do Sul, a juíza Josiane Caleffi Estivalet encerra seu ciclo no município. Durante esse tempo, foi titular da 1ª Vara Cível, juíza eleitoral da Zona 162 e coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). A magistrada foi promovida e, a pedido, passará a trabalhar em Porto Alegre.

Em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9, contou que iniciou a carreira na magistratura em 1997 na cidade de Porto Xavier, fronteira com a Argentina. Depois, atuou na comarca de Santo Ângelo e foi transferida para Santa Cruz em 2006. “Coincidiu com o aniversário do meu filho. No dia em que ele fez 1 ano de idade foi quando fizemos a mudança, então é uma data que nos marcou muito.” Segundo ela, o município foi cativante desde a primeira visita e a família foi muito feliz vivendo em Santa Cruz.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: veja como foi o podcast com o defensor público Arnaldo França Quaresma Júnior

Publicidade

Durante esses quase 18 anos, Josiane revela que teve a oportunidade de substituir colegas em todas as varas da comarca de Santa Cruz, além de ter sido titular da 1ª Vara Cível, coordenadora do Cejusc desde a sua criação, em 2010, e juíza eleitoral da Zona 162 por três eleições. No Cejusc, destaca a aproximação com a comunidade. “Me deu um prazer imenso poder conhecer as periferias, o Centro, enfim, um contato mais direto fora daquela atuação formal de magistrada dentro do gabinete.”

Durante as eleições, a juíza diz que sempre procurou visitar todos os pontos de votação para conhecer não só os eleitores, mas também as pessoas que trabalham e auxiliam a Justiça Eleitoral no dia do pleito. Ao comentar situações que marcaram sua passagem, lembra a pandemia de Covid-19, período em que o Judiciário passou a conduzir as audiências de forma remota, uma novidade para a época. “Isso criou uma intimidade e uma nova forma de perceber os conflitos, especialmente os familiares.”

LEIA TAMBÉM: Cerimônia no Salão do Júri marca elevação de entrância em Santa Cruz

Publicidade

A transferência, explica, se deu pela promoção por antiguidade. A partir da abertura de um edital, Josiane concorreu com outros magistrados a uma vaga em Porto Alegre e foi selecionada. Ela vai comandar o Cejusc de Porto Alegre e também a jurisdição como juíza substituta do 1º Juizado da 3ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre. A substituição dela na comarca de Santa Cruz do Sul, detalha, ocorrerá da mesma forma, com abertura de edital para juízes interessados, um processo que deve ter muitos participantes e pode ser demorado.

*Colaborou o jornalista Ronaldo Falkenback

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Iuri Fardin

Iuri Fardin é jornalista da editoria Geral da Gazeta do Sul e participa três vezes por semana do programa Deixa que eu chuto, da Rádio Gazeta FM 107,9. Pontualmente, também colabora nas publicações da Editora Gazeta.

Share
Published by
Iuri Fardin

This website uses cookies.