Um dos apontamentos recorrentes sobre a situação dos serviços de saúde em Santa Cruz do Sul e em municípios de porte semelhante é o tempo de espera nas unidades que prestam atendimentos de urgência e emergência. Muitas vezes, essa situação ocorre porque pessoas que deveriam ir aos postos utilizam estruturas como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou o Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz, que são dedicadas a casos mais graves.
Algumas dessas situações são por opção do usuário, que acaba se sujeitando ao mecanismo que dá preferência para situações mais graves. Em outras, porém, há espaço para atendimento eletivo fora do horário administrativo, fazendo com que UPA e PA se tornem referência. Esse problema passa a ser minimizado a partir desta sexta-feira, 1º, à noite, com o retorno, após 15 anos, do plantão noturno.
LEIA TAMBÉM: Posto de saúde Central passará a ter plantão noturno a partir de março
Publicidade
A Secretaria de Saúde fará o lançamento oficial às 19 horas, na Unidade Básica de Saúde Clementina Martini, o Posto Central, que fica ao lado do Cemai. O horário de funcionamento extra será das 18 horas à meia-noite, de segunda a sexta-feira, e das 8 horas às 18 horas, aos sábados, não abrindo somente aos domingos.
Conforme a assessoria da Secretaria de Saúde, uma equipe específica será contratada para prestar esse serviço. “Por enquanto, a equipe é formada por profissionais que já atuam na rede”, adianta a médica Clauceane Venzke Zell. De acordo com ela, inicialmente serão dois médicos. “Se a demanda for grande, aumentaremos o número”, acrescenta.
Esse serviço poderá ser procurado por qualquer cidadão com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Cruz do Sul, desde que os casos não sejam enquadrados nas categorias urgência e emergência. Essas situações são encaminhadas para os plantões tradicionais.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Unidade de saúde de Linha Santa Cruz terá plantão noturno
Para a retomada do plantão noturno, que fucionou até 2009 nesses mesmos moldes, o Município investirá cerca de R$ 60 mil mensais. Além disso, a partir do próximo dia 15, a Estratégia de Saúde da Família Linha Santa Cruz também passará a contar com esse horário ampliado. “Assim, a Secretaria de Saúde melhora o acesso aos serviços no município”, ressalta Clauceane. Ela adianta que ainda não há uma perspectiva de quantos atendimentos devem ser feitos por unidade com a retomada do horário noturno, que funcionava, quando a unidade ainda era junto ao prédio do INSS, na Rua Ernesto Alves.
Em 2009, com o argumento de melhorar o trabalho, esse serviço foi transferido para o Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz, que recebeu investimento do poder público municipal. Foi adotado o mecanismo de cores para identificar a necessidade de agilizar o atendimento ao paciente.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade