Apopesc debate melhorias para os idosos e alerta para golpes

A Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul (Apopesc) realizou, na tarde dessa terça-feira, 19, o evento “Pensando uma cidade para os idosos: vulnerabilidades e conquistas”. O objetivo foi discutir ações executadas ou a serem implementadas no município, com base nos Índices de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL), da Fundação Getúlio Vargas. Além da prefeita Helena Hermany (Progressistas), estiveram presentes os vereadores Henrique Hermany (Progressistas) e Carlão Smidt (PSDB), além de outras pessoas ligadas ao tema.

O IDL é calculado com base em 50 indicadores divididos em sete variáveis: saúde, bem-estar, finanças, habitação, cultura, educação e trabalho. Os debates do evento abordaram cada um desses temas individualmente. No último relatório, emitido em 2020, Santa Cruz apareceu na 22ª posição geral entre 498 cidades brasileiras analisadas. O posicionamento melhora para o 11º lugar quando se considera somente a população de 75 anos ou mais.

LEIA TAMBÉM: Presidente da Apopesc completa 35 anos de entidade

Publicidade

Helena destacou a importância das políticas públicas para um melhor atendimento às pessoas de mais idade. “A população idosa cresce cada vez mais em Santa Cruz, e ela cresce com qualidade. Isso é muito importante”, disse. Para a prefeita, não basta que a expectativa de vida aumente se as pessoas enfrentam dificuldades. “Se nós não tivermos saúde, qualidade de vida e bem-estar, não adianta ficar vivendo por tantos anos”, afirmou.

Golpes

No âmbito das finanças, um dos principais pontos, a discussão girou em torno dos crimes de estelionato. O advogado Tibicuera Menna Barreto de Almeida, responsável pelo setor jurídico da associação, destacou a importância de que os idosos estejam informados e atentos para não sofrer golpes. “Orientamos que sempre desconfiem de propostas mirabolantes. Se está com dúvida, pergunte a alguém da família ou mesmo no banco”, observou. O vereador Henrique Hermany frisou que seria importante para Santa Cruz contar com uma delegacia especializada em atender os idosos, e disse que atuará junto ao governo do Estado para viabilizar a implantação.

LEIA TAMBÉM

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.