Regional

Aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha ajuda a economizar na compra de material escolar

Com a proximidade da volta às aulas, os consumidores gaúchos intensificaram a procura por material escolar, cujos produtos tradicionalmente apresentam diferença expressiva de preço nos estabelecimentos comerciais. A constante variação de ofertas exige das famílias dedicação redobrada à pesquisa, saída encontrada para realizar a compra mais vantajosa.

O aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha é uma ferramenta que pode ajudar nesta missão de economizar. Desenvolvido pela Receita Estadual e Procergs, está disponível de forma gratuita nas plataformas Android e iOS. O aplicativo permite que o consumidor faça uma pesquisa do preço mais barato praticado pelo comércio em cada item da lista de material escolar.

LEIA TAMBÉM: Material escolar: a mais de um mês do início das aulas, procura já está intensa em Santa Cruz

Publicidade

A pesquisa do produto pode ser filtrada por lojas que estão localizadas até 30 quilômetros de distância do usuário. Isto é, o consumidor pode encontrar a oferta mais vantajosa dentro do próprio bairro ou próximo do local de trabalho.

O Menor Preço também oferece uma busca por data. Nesse caso, o aplicativo indica o dia em que o estabelecimento ofertou o preço encontrado. Clicando no resultado da busca, o usuário ainda encontra o endereço e o contato telefônico da loja, que pode servir para confirmação do preço do produto.

LEIA TAMBÉM: Seis escolas da região vão ter ensino integral este ano; veja quais

Publicidade

A base de dados do aplicativo é alimentada em tempo real pelos valores informados nas Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) e Notas Fiscais de Consumidor Eletrônicas (NFC-e) nas notas emitidas para os consumidores pelas empresas credenciadas no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG).

Em 2022, a ferramenta processou mais de 2 bilhões de documentos fiscais e registrou 12,3 mil consultas, cujos resultados informaram o preço de 372 milhões de itens gerais. No último mês, os produtos mais pesquisados foram combustíveis, alimentos – com destaque para o leite – e remédios.

LEIA TAMBÉM: Material escolar: confira o que não pode ser solicitado aos alunos

Publicidade

Para o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Pereira, o aplicativo serve como um aliado para a tomada de decisão no momento da compra. “O aplicativo é um ótimo instrumento para fazer com que as despesas de material escolar, que pesam consideravelmente no bolso dos pais, caibam dentro do orçamento da família”, avalia Pereira.

Lançado em 2019, o Menor Preço está vinculado ao NFG, programa de cidadania fiscal do governo que já conta com 2,9 milhões de cadastrados. O aplicativo amplia o relacionamento entre Estado e cidadão e fortalece a transparência dos dados públicos, além de otimizar a experiência de consumo da sociedade por meio de serviços digitais.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Carina Weber

Carina Hörbe Weber, de 37 anos, é natural de Cachoeira do Sul. É formada em Jornalismo pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e mestre em Desenvolvimento Regional pela mesma instituição. Iniciou carreira profissional em Cachoeira do Sul com experiência em assessoria de comunicação em um clube da cidade e na produção e apresentação de programas em emissora de rádio local, durante a graduação. Após formada, se dedicou à Academia por dois anos em curso de Mestrado como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Teve a oportunidade de exercitar a docência em estágio proporcionado pelo curso. Após a conclusão do Mestrado retornou ao mercado de trabalho. Por dez anos atuou como assessora de comunicação em uma organização sindical. No ofício desempenhou várias funções, dentre elas: produção de textos, apresentação e produção de programa de rádio, produção de textos e alimentação de conteúdo de site institucional, protocolos e comunicação interna. Há dois anos trabalha como repórter multimídia na Gazeta Grupo de Comunicações, tendo a oportunidade de produzir e apresentar programa em vídeo diário.

Share
Published by
Carina Weber

This website uses cookies.