Faz três meses que a rotina do funcionário público Luciano Ferreira, 47 anos, e do filho, que tem diabetes, ficou mais fácil. Graças a uma invenção do próprio Luciano. Aluno do curso de Técnico em Informática do Centro de Educação Profissional (Cepru) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o venâncio-airense desenvolveu, como trabalho de conclusão de curso, um aplicativo que possibilita a consulta e a soma de carboidratos nos alimentos.
Batizado de CarboCalc, o software criado para o sistema Android apresenta em sua base de dados o Manual de Contagem de Carboidratos, disponibilizado pelo Instituto da Criança com Diabete. É a partir dessas informações que o app agiliza a rotina de quem precisa controlar o índice de glicemia no sangue, já que seleciona alimentos para uma determinada refeição e, simultaneamente, contabiliza os valores dos carboidratos relacionados.
Segundo Ferreira, a necessidade de desenvolver o aplicativo surgiu a partir da experiência com o filho, que hoje tem 18 anos. Desde a infância do rapaz, foi preciso se adequar à rotina de carregar o manual e um caderno para realizar o somatório. “A contagem tradicional de carboidratos requer consulta às tabelas de alimentos, anotações e a soma das quantidades que serão consumidas por refeição. Isso demanda muito tempo. Com o aplicativo, esse processo se torna mais ágil e prático, já que permite o registro e a consulta diária dos valores das glicemias”, salienta.
Publicidade
Para elaborar a programação do software, o agora técnico em informática Luciano Ferreira levou cerca de dois meses e meio. Na visão do orientador do aluno, professor Evandro Rodrigues, o CarboCalc tem potencial para ficar conhecido em todo o País.
Pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, divulgada este ano pelo Ministério da Saúde, revela que o número de brasileiros diagnosticados com diabetes cresceu 61,8% nos últimos 10 anos, passando de 5,5% da população em 2006 para 8,9% em 2016. “O resultado do trabalho foi muito satisfatório, já que o app utiliza a tecnologia com o objetivo de ajudar a sociedade”, complementa o professor.
Após encaminhar solicitação do registro do software, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT) da Unisc recebeu nessa quinta-feira a autorização do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para divulgação. A expectativa, segundo Luciano Ferreira, é que nos próximos dias o CarboCalc seja liberado para download por meio da Play Store.
Publicidade
Saiba mais
Criado para dispositivos móveis (smartphones e tablets) e compatível com a plataforma Google Android, o CarboCalc também possibilita o registro de valores das glicemias diárias, o que possibilita consultar o histórico dos índices. A base de dados dos alimentos pode ser expandida pelo usuário através do registro de novos alimentos. A utilização do aplicativo pode ser off-line, pois os dados ficam armazenados no dispositivo.
Publicidade
This website uses cookies.