ads1
GAZ – Notícias de Santa Cruz do Sul e Região

Aplicação de testes rápidos em Santa Cruz segue neste início de semana

Testes rápidos são aplicados com gota de sangue da ponta do dedo

Voluntários da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) percorreram alguns bairros da cidade no sábado e domingo para aplicar testes rápidos a fim de detectar a Covid-19. Todos os exames aplicados no fim de semana tiveram resultado negativo.

Conforme a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, para completar os 500 testes rápidos necessários para a pesquisa, os visitadores seguem os trabalhos nesta segunda-feira, 13. Os resultados só serão divulgados novamente ao fim da pesquisa.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pesquisa aplica 200 testes rápidos em Santa Cruz e todos têm resultado negativo

Publicidade

O levantamento, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), com apoio de 11 universidades, tem abrangência estadual e procura entender como ocorre a disseminação da doença no Rio Grande do Sul.

Até o momento, Santa Cruz do Sul segue com apenas um paciente com diagnóstico confirmado de novo coronavírus. Trata-se de um homem de 48 anos que está em isolamento domiciliar. Além disso, exames confirmaram que uma moradora de Encruzilhada do Sul, que morreu sexta-feira no Hospital Santa Cruz, foi vítima da doença.

Publicidade

LEIA MAIS: Estado confirma que moradora de Encruzilhada do Sul morreu de Covid-19

Publicidade

Ao todo, Santa Cruz tem 11 casos suspeitos de Covid-19, dos quais sete são santa-cruzenses. Um paciente de 59 anos, morador de Venâncio Aires, está internado na UTI do Hospital Ana Nery. Ao todo, a região tem 22 casos em análise: além dos 12 de Santa Cruz, Rio Pardo tem quatro suspeitos; Venâncio Aires, três; Candelária, dois; e Pantano Grande, um.

Segundo a Prefeitura de Santa Cruz, durante o final de semana, a Secretaria de Vigilância Epidemiológica autuou quatro estabelecimentos que desrespeitaram as determinações do decreto de calamidade. Além disso, a pasta recebeu 33 denúncias e fiscalizou 90 empreendimentos. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, nesse domingo, 12, não foram encaminhados novos testes ao Laboratório Central do Estado (Lacen).

Publicidade

LEIA TAMBÉM
Coronavírus quebra a tradição de praças lotadas no domingo de Páscoa
Brasil poderá realizar até 50 mil testes da Covid-19 por dia

Publicidade

Conforme o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite desse domingo, 22.169 pacientes já testaram positivo para Covid- 19 e o número de mortes em consequência da pandemia chegou a 1.223 no Brasil. A taxa de letalidade no País cresceu para 5,5%.

No Rio Grande do Sul, segundo relatório da Secretaria Estadual de Saúde, 664 casos já foram confirmados em 81 cidades e 16 pessoas morreram vítimas do novo coronavírus.

Publicidade
Publicidade

© 2021 Gazeta