A semana começou com uma ofensiva contra a dengue em Santa Cruz do Sul. Usando pulverizadores, agentes da saúde percorreram as ruas aplicando larvicida biológico para evitar a proliferação de insetos, sobretudo o mosquito Aedes aegypti.
O trabalho começou no Bairro Schulz, onde as residências foram visitadas pelos profissionais do setor de Vigilância e Ações em Saúde. Além da pulverização dos espaços – calçadas e pátios das residências – com o produto biológico, as equipes orientaram os moradores sobre os cuidados contra o mosquito. A atividade também ocorreu no Bairro Santa Vitória, onde os trabalhos devem ser concluídos nesta terça, 20. Ao longo da semana, outros pontos do município devem ser atendidos (veja abaixo).
LEIA MAIS: Aplicação de larvicida começa no Bairro Schulz; veja detalhes
Publicidade
A aplicação do larvicida é realizada de duas formas: com o equipamento costal e com o veículo motorizado, segundo a coordenadora do setor de Vigilância e Ações em Saúde, Francine Braga. “O equipamento maior é de longo alcance, o que agiliza a aplicação do produto. Já o costal também é necessário para que consigamos aplicar em locais onde o veículo não tem acesso”, explicou.
Francine salientou o fato de que o composto utilizado pelos agentes é seguro. “As pessoas não precisam ter medo, porque o produto não é prejudicial para a saúde humana nem para os animais domésticos”, esclareceu. Ainda de acordo com ela, os primeiros bairros escolhidos são os que têm apresentado um histórico de presença maior de larvas do Aedes e de casos positivados por dengue nos últimos levantamentos.
LEIA MAIS: FOTOS E VÍDEO: veja como é a aplicação de larvicida em Santa Cruz
Publicidade
O titular da Secretaria Municipal da Saúde, Fabiano Dupont, fez um alerta quanto aos riscos e reforçou o pedido para que a população fique atenta aos focos do transmissor. “Estamos fazendo a nossa parte com êxito, mas esperamos que a população também faça seu papel, mantendo seus pátios limpos e evitando a proliferação do mosquito”, disse.
*Na sexta-feira, 23, será divulgado o cronograma de aplicação da próxima semana.
LEIA MAIS: Médico esclarece dúvidas sobre a dengue; leia
Publicidade
Sobre os casos de dengue no município, em comparação com o cenário nacional, a coordenadora do setor de Vigilância e Ações em Saúde, Francine Braga, classifica a situação de Santa Cruz como “confortável”. “Temos que realizar um trabalho preventivo, com a Prefeitura fazendo sua parte. Mas precisamos também da colaboração da população, pois 97% dos focos encontram-se em casas habitadas”, alerta Francine.
No total, 36 localidades, incluindo cidade e interior, receberão a aplicação do larvicida biológico nos próximos dias. Atualmente Santa Cruz está com 26 casos positivados por dengue, de um total de 402 notificações. Desse número, 295 estão descartados e 81 aguardam pelo resultado. Uma morte foi confirmada, em um paciente acometido por comorbidades. Não há ninguém internado por dengue.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
This website uses cookies.