A Prefeitura de Santa Cruz do Sul realiza mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta terça-feira, 19. A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) vai aplicar inseticida em algumas quadras do Bairro Progresso, das 17h30 às 19h30. Conhecido popularmente como “fumacê”, o controle vetorial químico na modalidade Ultra Baixo Volume (UBV) é utilizado apenas em casos emergenciais, quando há circulação viral de dengue, zika ou chikungunya em determinadas áreas.
O uso do fumacê, ou seja, a aplicação do inseticida de maneira espacial, é uma forma complementar às demais técnicas de enfrentamento à proliferação do inseto. O inseticida mata somente mosquitos que estiverem voando no momento da aplicação. O procedimento tem como objetivo eliminar as fêmeas do Aedes aegypti infectadas com os vírus da dengue. Os equipamentos utilizados geram ruídos. Por isso, a SESA solicita que animais de estimação sejam mantidos na parte dos fundos ou abrigados dentro das casas durante o procedimento. Crianças autistas também devem ter atenção especial.
LEIA MAIS: Sinimbu registra primeiro caso de dengue
Publicidade
A secretária municipal de Saúde, Daniela Dumke, salienta que, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, a utilização do carro fumacê só é indicada e autorizada em áreas onde há estado de alerta para infestação do Aedes aegypti e transmissão de dengue com casos notificados. “A indicação tem critérios bem definidos”, explica.
Segundo o Ministério da Saúde, 80% dos focos do mosquito estão nas residências, o que exige a colaboração de toda a população santa-cruzense. Nesse sentido, Daniela solicita que a comunidade siga mantendo os quintais limpos e continue em busca de possíveis criadouros de mosquitos. “Quem ainda não desmontou a piscina plástica, aproveite para fazer. Lembramos que as piscinas fixas no chão devem ser tratadas com cloro durante todo o ano. A maneira mais eficaz de combater o Aedes é não deixar ele nascer, eliminando a água parada de nossas casas”, declarou.
LEIA MAIS: Número de casos confirmados de dengue aumenta 25% em cinco dias
Publicidade
As aplicações sempre ocorrerão nas primeiras horas da manhã ou ao anoitecer. O Departamento de Vigilância e Ações em Saúde solicita à comunidade que siga as seguintes as orientações durante a passagem do carro do fumacê. Veja quais são:
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade
This website uses cookies.