Categories: Regional

APL se mobiliza para garantir votos na Consulta Popular

O Agroindústria e Produção de Alimentos da Agricultura Familiar do Vale do Rio Pardo (APL/VRP) está iniciando a mobilização nos 23 municípios para garantir uma boa votação no processo de Consulta Popular 2018. O mesmo vai determinar os projetos que serão contemplados com recursos no orçamento do Estado em 2019. Nas assembleias municipais o fomento ao programa dos APLs foi apontado por 12 municípios para ser incluído na cédula de votação, sendo o segundo mais votado, mostrando a sua capilaridade regional.

O coordenador do APL/VRP, João Paulo Reis Costa, destaca que a mobilização da região em torno da política dos APls é fundamental para assegurar recursos para seguir na luta pela produção de alimentos na região. “É sabido que o fomento do Governo do Estado, via recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), se encerra no final do ano e a Consulta Popular é uma forma de garantir recursos para dar sequência ao trabalho que vem beneficiando atualmente mais de 1 mil agricultores familiares do Vale do Rio Pardo”, observou.

Dos dez projetos que estarão da cédula de votação da Consulta Popular no Vale do Rio Pardo, apenas os cinco mais votados serão contemplados com o rateio igualitário (20%) dos R$ 2.902.629,78 que a região terá disponível – em torno de R$ 580 mil.

Publicidade

Segundo o gestor do APL/VRP, Jesus Edemir Rodrigues, nos próximos dias deverão ser intensificados os contatos com a governança do APL a fim de que estes consigam mobilizar as bases para que haja uma boa votação no processo de Consulta Popular, nos dias 26, 27 e 28 de junho. “O prazo de mobilização ficou curto, mas já conseguimos uma boa articulação nas assembleias municipais, e agora iremos reforçar nossos contatos nos próximos dias para conseguir uma boa votação e estarmos entre os cinco projetos contemplados”, citou Jesus.

Para votar

O cidadão deve estar dotado de título de eleitor e acessar o site da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br) entre os dias 26, 27 e 28 de junho. A mobilização dentro dos municípios será importante, pois cada um precisa atingir um percentual mínimo a fim de que seja contemplado com recursos.

Publicidade

Projetos da cédula de votação da Consulta Popular

SDR – Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura Familiar;
SDECT – Apoio aos Arranjos Produtivos Locais;
SSP – Reaparelhamento dos órgãos de segurança;
SDR – Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural;
SEAPI – Manejo e Conservação do Solo;
SES – Ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS;
SES – Aquisição de veículos para a Saúde da Família;
SSP – Videomonitoramento e cercamento eletrônico;
SEDUC – Implantação de espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem;
SEDACTEL – Regionalização do Turismo

Publicidade

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

Share
Published by
João Caramez

This website uses cookies.