Nesta terça-feira, a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc) completa 58 anos de atividades. A entidade surgiu no início da década de 1960, por meio da mobilização da comunidade santa-cruzense, que uniu esforços para implantar o ensino superior na região. Em decorrência disso, em março de 1962 era fundada a Apesc, instituição sem fins lucrativos integrada por representações da comunidade: entidades escolares e religiosas, associações empresariais e profissionais, sindicatos, empresas de comunicação e clubes de serviço.
Atualmente, o engajamento da Apesc com a sociedade se concretiza por meio das ações desenvolvidas por suas quatro mantidas: a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a Escola de Educação Básica Educar-se, o Centro de Educação Profissional da Unisc (Cepru) e o Hospital Santa Cruz (HSC). Segundo a entidade, a busca é sempre por direcionar seus esforços para o desenvolvimento do Vale do Rio Pardo e das demais áreas onde está inserida.
LEIA TAMBÉM: Parque da Fenaf foi o primeiro campus da Unisc
Publicidade
A presidente da Apesc e reitora da Unisc, professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, lembrou que por meio das atividades de suas mantidas, nas áreas da educação e da saúde, a associação direciona seus esforços para o desenvolvimento das demais regiões onde atua. “São ações que evidenciam um movimento feito em favor do desenvolvimento social, econômico e ambiental, fomentando o exercício da cidadania e da inclusão social e fortalecendo a identidade comunitária da Apesc, cuja missão é justamente essa”, enfatizou.
Nesse contexto, a Apesc deu mais um passo importante na promoção de ações pelo desenvolvimento da região. Juntamente com a Prefeitura, prepara a instalação do Hospital Veterinário. Destinado ao atendimento de animais de pequeno e grande porte, o complexo de saúde também servirá de ambiente de aprendizado para os alunos do curso de Medicina Veterinária. As obras do hospital estão em andamento e a primeira etapa deve estar concluída ainda no primeiro semestre deste ano.
LEIA TAMBÉM: Na Unisc, mulheres ocupam 55,91% dos cargos de chefia
Publicidade