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Apesar de frustração com desempenho da Red Bull, Christian Horner desmente rompimento com a Renault

De 2010 a 2013, a Fórmula 1 foi dominada pela Red Bull. Na atual temporada, entretanto, a situação é bem diferente. A equipe austríaca vive um momento ruim, sem ter conquistado um pódio sequer um pódio nas primeiras quatro provas.

Uma das causas para o quadro crítico da escuderia, atualmente 136 pontos atrás da Mercedes, líder do Mundial de Construtores, para muitos, é o motor da Renault. Entretanto, em entrevista ao site oficial da F1, o chefe da Red Bull, Christian Horner, ressaltou que não haverá nenhuma quebra de contrato com a companhia francesa, apesar da “frustração” com os resultados do carro.

“Temos um contrato coma Renault para 2015 e 2016, e é interesse deles tanto quanto o nosso resolver os problemas (do carro) o mais rápido possível. Na realidade, nossas melhores chances são com a Renault, e vice-versa. Ganhamos 50 corridas e oito campeonatos juntos (quatro de pilotos, quatro de construtores). Então, às vezes a frustração fica evidente”, declarou.

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O quadro é tão crítico que na segunda etapa do ano, o GP da Malásia, a escuderia teve um desempenho pior que a Toro Rosso, “equipe júnior” da Red Bull (Verstappen e Carlos Sainz terminaram à frente de Ricciardo e Kvyat). Horner elogiou a ‘filial’, mas lembrou que o trabalho deve ser analisado pela regularidade, e não por uma corrida isolada.

“Aquilo foi um episódio instantâneo da temporada. Sim, a Toro Rosso tem feito um trabalho excelente e ambos os pilotos estão bem. Mas o campeonato é feito de 19 ou 20 corridas, não de uma só. É ótimo ver os jovens indo bem, mesmo lutando contra diversos problemas do carro que colocam a direção em si em segundo plano”, comentou.

Por fim, Horner garantiu que a Red Bull não levará “uma década” para voltar a ser competitiva, assim como aconteceu com a Williams, por exemplo. O chefe da escuderia também lembrou da importância do dono da empresa de energéticos, Dietrich Mateschitz, para a categoria.

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“Eu garanto que não levaremos dez anos! A Red Bull está no esporte há cerca de 20 anos: primeiro como patrocinadora, depois como acionista e, finalmente, como uma equipe. Dietrich Mateschitz investiu mais na Fórmula 1 nos últimos 20 anos do que qualquer outra equipe ou companhia”, garantiu.

João Caramez

Em 2010, aceitei o convite para atuar como repórter estagiário no Portal Gaz, da Gazeta Grupo de Comunicações. Era o período de expansão do site, criado em 2009, que tornou-se referência em jornalismo online no Vale do Rio Pardo. Em 2012, no ano da formatura na graduação pela Unisc, passei a integrar a equipe do jornal impresso, a Gazeta do Sul, veículo tradicional de abrangência regional fundado em 1945. Com a necessidade de versatilidade para o exercício do jornalismo multimídia, adquiri competências em reportagem, edição, diagramação e fotografia para a produção de conteúdo em texto, áudio e vídeo. Entre as funções, fui editor de País/Mundo e repórter de Geral. Atualmente, sou repórter de Esporte e produzo conteúdo para o site Portal Gaz e jornal Gazeta do Sul. Integro a mesa de debatedores do programa 'Deixa Que Eu Chuto', da Rádio Gazeta FM 107,9, desde 2018. Em 2021, concluí uma pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios pela Ulbra.

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