Segundo dados apurados pela geolocalização de celulares e divulgados pelo governo do Estado, 33% das pessoas na região de Santa Cruz do Sul evitaram sair de casa nos dias úteis da última semana, entre os dias 2 e 8 de agosto. O indicador representa queda de três pontos percentuais com relação à semana anterior, entre 26 de julho e 1º de agosto.
No domingo, 2, e no sábado, 8, o índice de isolamento na região foi de 42%. No fim de semana anterior havia sido de 44%.
LEIA TAMBÉM: Entenda como é calculado o índice que mede o isolamento social no Brasil
Publicidade
As taxas também tiveram queda significativa na média estadual, na semana que passou. No Rio Grande do Sul, 36% das pessoas ficaram em casa nos dias úteis e 44,5% no sábado e no domingo. Na semana anterior, os índices tinham sido 40% e 47%, respectivamente.
O governo do Estado destaca que este é o menor percentual de pessoas respeitando o isolamento desde março, quando as medidas preventivas à Covid-19 iniciaram. Segundo o Executivo, a queda é explicada, principalmente, pela flexibilização das regras da bandeira vermelha do modelo de distanciamento controlado, com permissão para abertura do comércio não essencial, mesmo com indicativo de risco alto relacionado ao novo coronavírus.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice de isolamento ideal para frear o avanço do novo coronavírus seria de 70%. O recomendado é que as taxas se mantenham acima de 50%, para evitar o contágio de muitas pessoas em um período curto de tempo e o colapso dos sistemas de saúde.
Publicidade
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS