Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Telefonia móvel

Apenas Santa Cruz tem sinal de 4G na região

Entre os 29 municípios do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra, apenas Santa Cruz do Sul possui Estações Rádio Base (ERBs) que permitem cobertura para a quarta geração (4G) do sistema de telefonia móvel. A Capital do Tabaco possui oito antenas, todas da mesma operadora, instaladas entre o eixo do Distrito Industrial e o campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Por outro lado, sete municípios da região possuem apenas sinal da segunda geração (2G) de celulares.

O caso mais precário de cobertura de celulares na região é de Tunas, que possui apenas uma ERB, com sinal 2G. Em Estrela Velha, Gramado Xavier, Herveiras, Lagoa Bonita do Sul, Passa Sete e Salto do Jacuí a telefonia móvel também está ainda apenas na segunda geração, o que dificulta o uso da internet por aparelhos móveis. Vale Verde sequer possui antena em seu território e o sinal vem da estação existente em Passo do Sobrado, nas proximidades da divisa. Mas o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar João Antônio Leal da Silva afirma que o município fica completamente sem sinal de celular toda a vez que há queda de energia elétrica.

As dificuldades de telefonia móvel prejudicam o contato da Emater com os agricultores no interior do município. Na cidade há sinal do sistema 3G de uma das operadoras, mas a área rural enfrenta problemas de comunicação.  “Muitas vezes é necessário tentar ligar várias vezes para conseguir falar com algum agricultor no interior que tenha celular e outras nem vezes é possível”, explica Leal da Silva. A Emater mantém parceria com a Prefeitura para ter acessso à internet por meio do sistema de rádio.

Publicidade

No município de Herveiras há sinal de duas operadoras apenas no Centro da cidade. “Com celular da Vivo até é possível obter sinal, mas por meio da torre da Claro e neste caso custa mais caro”, explica o secretário municipal de Administração e Turismo, Sandro Luis da Silveira.  “No interior, celular só funciona nos locais onde dá para ver a antena”, acrescenta. Apenas com acesso dos celulares ao 2G, Silveira afirma que não vale a pena tentar usar a internet direto do aparelho, pois é muito lento. Os equipamentos compatíveis com as novas tecnologias do 4G, como smartphones e tablet, somente têm utilidade para acesso à internet nas residências ou empresas que possuem o sistema wireless fidelity (Wi-Fi) instalado. 

A Prefeitura de Herveiras possui sistema de internet via rádio, enquanto uma agência bancária usa cabos especiais. Silveira afirma que houve contatos com a operadora Oi diversas vezes para solicitar melhorias na telefonia móvel, mas a empresa alega que o investimento ainda não está no cronograma. No município vizinho de Gramado Xavier a situação é semelhante, pois também há apenas duas ERBs com sinal 2G. O coordenador da Defesa Civil, Edson Müller, afirma que em alguns locais do município é possível obter o sinal de outra operadora com antenas em Lagoão e Barros Cassal, com 3G. O uso de internet somente é viável com sistema via rádio. As pessoas que não têm acesso em suas casas podem ir até um telecentro na cidade. “A comunicação aqui ainda é muito precária”, ressalta.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.