Embora o sistema rodoviário seja o principal modal de transporte do País, a malha pavimentada cresceu apenas 0,5% entre 2009 e 2017, de acordo com o Anuário divulgado nesta segunda-feira, 13, pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). E, enquanto as estradas brasileiras registraram 6.243 mortes somente no ano passado, 61,8% das principais rodovias apresentam problemas em seu estado geral. O levantamento da CNT mostra que o Brasil possuía um total de 1,720 milhão de quilômetros de estrada no ano passado, dos quais apenas 12,4% são pavimentados, ou seja, somente 213.453 quilômetros. O restante da malha se divide em estradas não pavimentadas (78,5%) ou planejadas (9,1%).
O documento mostra que a malha ficou estagnada nos últimos nove anos, já que a extensão de rodovias pavimentadas cresceu apenas 0,5% nesse período, ou apenas 962 quilômetros em relação aos 212.491 quilômetros de 2009. A proporção de estradas asfaltadas no total da malha inclusive permaneceu em 12,4%.
Publicidade
Problemas
A CNT também avaliou o estado das rodovias federais pavimentadas e dos principais trechos de rodovias estaduais, encontrando problemas no estado geral de conservação das pistas em 61,8% da extensão percorrida.
O principal problema encontrado está na geometria das vias em 77,9% dos casos. Em 31,1% das estradas avaliadas, os ângulos das pistas são péssimos, em 8,4% delas a geometria é ruim e em 28,4% apenas regular.
Publicidade
Deficiências de sinalização foram encontradas em 59,2% das rodovias analisadas, sendo que em 13,2% a sinalização é péssima e em 14,1% é ruim. Os problemas no asfalto atingem 50% dos trechos, com pavimentação péssima em 2,8% dos casos e ruim em 13,2%.
Frota
Enquanto a malha permanece estagnada e sem a devida manutenção, a frota de veículos registrados no País cresceu 63,6% entre 2009 e 2017, passando de 59,361 milhões para 98,201 milhões.
Publicidade
De acordo com a CNT, o sistema nacional de transporte de cargas contava com uma frota de 2,195 milhões de caminhões de empresas, 1,349 milhão de veículos de caminhoneiros autônomos e 46.294 caminhões de cooperativas. Já a frota habilitada para o transporte internacional de cargas era formada por 139.129 veículos.
LEIA MAIS: ‘Duplica 287’ é o primeiro projeto na reativação de entidade
Ferrovias e portos
Publicidade
Diante dos problemas do setor rodoviário, outros modais de transporte têm apresentado expansão nos últimos anos. O sistema ferroviário, por exemplo, movimentou 538,8 milhões de toneladas úteis em 2017, volume 6,9% maior que o de 2016.
Já a movimentação total nas instalações portuárias cresceu 8,5% em 2017, chegando a 1,1 bilhão de toneladas. Da mesma forma, a carga transportada pelo setor aéreo cresceu 8,9% no ano passado, chegando 1,24 milhão de toneladas.
Publicidade
Rio Grande do Sul
A qualidade geral das rodovias gaúchas pesquisadas pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) caiu entre 2007 e 2017. Na classificação geral, enquanto que em 2007, 1.260 quilômetros eram considerados ótimos, apenas 349 quilômetros atingiram esse patamar em 2017.
Por outro lado, aumentou consideravelmente os índices de regular e ruim neste período. Em 2007, 3.138 quilômetros estavam em condição regular e 731 quilômetros classificados como ruim, no passado, essas categorias passaram para 3.820 quilômetros (regular) e 1.371 quilômetros (péssimo). Neste período, houve aumento no total de quilômetros avaliados, passando de 7.540 quilômetros (2007) para 8.818 quilômetros (2017).