Categories: Polícia

Apenados e servidores penitenciários são vacinados contra a gripe no RS

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seapen) e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) seguem o cronograma de imunização contra os vírus Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B no sistema prisional gaúcho desde o dia 23 deste mês. A dose está sendo aplicada em servidores e em apenados das regiões penitenciárias do Rio Grande do Sul.

Até essa terça-feira, 28, 1.911 servidores penitenciários receberam a aplicação da vacina nos presídios, representando 36% do efetivo funcional. Também avança o cronograma entre a população prisional – já foram vacinados 10.094 presos, alcançando 29% do total.

Segundo o coordenador da Divisão de Saúde da Seapen/Susepe, enfermeiro Tadeu Zampiron, a meta é alcançar 90% da população prisional. Ele ressalta que a vacinação poderá se estender até o término oficial da campanha nacional, no dia 22 de maio, em razão da logística de distribuição das doses da vacina através das Coordenadorias Regionais de Saúde e das secretarias dos municípios até as unidades prisionais, para atingir a meta.

Publicidade

As vacinas são distribuídas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) e pela Vigilância Epidemiológica dos municípios. A campanha de vacinação segue orientações do Ministério da Saúde e está dividida em três grupos prioritários para a imunização.

LEIA MAIS: Confira onde se vacinar contra a gripe em Santa Cruz

Unidades Prisionais

Nas casas prisionais do Estado, por solicitação da Seapen à SES e ao Ministério da Saúde, a campanha da vacinação iniciou no último dia 16. A 8ª Região Penitenciária, do Vale do Rio Pardo, assim como as 2ª (Central), 5ª (Sul) e 10ª (Metropolitana) regiões, estão imunizando apenados e servidores desde a data.

Publicidade

O coordenador da Divisão de Saúde explicou que o pedido da antecipação da vacina foi prontamente atendido pelas autoridades de Saúde, que entenderam a necessidade de imunizar trabalhadores da linha de frente do sistema prisional junto aos profissionais da saúde.

LEIA TAMBÉM: Covid-19 supera número de mortes por H1N1 em 2009 no Brasil

Campanha da vacinação 2020

A segunda fase da vacinação é destinada a doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, servidores do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. 

Publicidade

A terceira fase da campanha terá início no dia 9 de maio, com foco em pessoas com deficiência, professores, crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, mães no pós-parto até 45 dias e pessoas acima de 55 a 59 anos de idade.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe segue até 22 de maio, e a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos. Na primeira fase da campanha, que iniciou em 23 de março, 86% do grupo dos idosos já foi imunizado no RS, o equivalente a 1,2 milhão de pessoas, conforme o Governo do Estado.

Também receberam a vacina 84% da população estimada de profissionais de saúde, cerca de 260 mil pessoas. No total, aproximadamente 1,5 milhão de doses já foram aplicadas no território gaúcho.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Caminhoneiros serão imunizados contra a gripe em postos da PRF

Naiara Silveira

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul em 2019, atuo no Portal Gaz desde 2016, tendo passado pelos cargos de estagiária, repórter e, mais recentemente, editora multimídia. Pós-graduada em Produção de Conteúdo e Análise de Mídias Digitais, tenho afinidade com criação de conteúdo para redes sociais, planejamento digital e copywriting. Além disso, tive a oportunidade de desenvolver habilidades nas mais diversas áreas ao longo da carreira, como produção de textos variados, locução, apresentação em vídeo (ao vivo e gravado), edição de imagens e vídeos, produção (bastidores), entre outras.

Share
Published by
Naiara Silveira

This website uses cookies.