Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

INCLUSÃO

Apae homenageia delegação que participou das Olimpíadas Especiais

Foto: Alencar da Rosa

Ao som da música Tema da Vitória, imortalizada com o piloto brasileiro Ayrton Senna e apresentada pela banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB), os representantes da delegação de Santa Cruz do Sul nas Olimpíadas Especiais das Apaes foram recepcionados na manhã dessa segunda-feira, 30, no ginásio da entidade.

A 21ª edição das Olimpíadas Especiais das Apaes do Rio Grande do Sul ocorreu na última semana, de 23 a 27 de maio, no complexo esportivo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas. Ao todo, participaram mil atletas e mais de 200 colaboradores, divididos entre arbitragem, organização e professores. 

Os jogos tiveram disputas de atletismo, basquete, futsal, futebol de sete (society), ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, natação, tênis de mesa, capoeira e bocha adaptada.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Emater/RS-Ascar, Susepe e Apae lançam o projeto “Horta Solidária, uma ação de amor ao próximo

A delegação de atletas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz contou com os seguintes participantes nas modalidades de atletismo e de natação: Bruna Piccoli, Danubia Rodrigues, Ezequiel da Silva Júnior, Gabriel Feldmann, Jessica dos Santos Madalena, Larissa Kannenberg, Liandra Vitória da Silva, Luis Felipe Kist, Pablo Ruan Silveira dos Santos e Suelen H. de Oliveira. As olimpíadas são organizadas pela Federação das Apaes do Rio Grande do Sul (Feapaes), com apoio da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), governo do Estado e Prefeitura de Canoas.

No mês de dezembro ocorrerá a disputa nacional, em Aracaju, capital do Sergipe. A Feapaes deve divulgar um índice do desempenho dos melhores atletas na etapa estadual e indicar quais irão a Aracaju. Segundo a Apae de Santa Cruz do Sul, os participantes Gabriel Feldmann e Pablo Ruan Silveira dos Santos têm grande probabilidade de ir à competição.

Publicidade

Destaque para o atendimento

Autoridades convidadas para o ato entregaram medalhas de participação aos atletas

Durante a solenidade de recepção à delegação dos atletas de Santa Cruz, estiveram presentes a deputada estadual Kelly Moraes (PL); o deputado federal Marcelo Moraes (PL); os vereadores Rodrigo Rabuske (PTB), Nicole Weber (PTB) e Serginho Moraes (PTB), além de pais, alunos, professores e equipe diretiva.

A presidente da Apae, Maribel Dockhorn, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela entidade, que tem 58 anos de atuação no município. Ela também fez um agradecimento especial aos envolvidos, à equipe diretiva e aos atletas participantes. “Essa conquista nos mostra que todos nós temos muito potencial, basta investir neles. Vocês são verdadeiros campeões”, destacou.

Após os pronunciamentos, a equipe de atletas recebeu medalhas de participação. Depois, a delegação seguiu em passeio com o caminhão do Corpo de Bombeiros como forma de registrar a participação na competição estadual, bem como as vitórias conquistadas.

Publicidade

A Apae de Santa Cruz do Sul foi fundada em novembro de 1963 e está localizada em sede própria com mais de 2,2 mil metros quadrados de área construída. A entidade atende em torno de 450 atendidos, além de contabilizar mais de 2 mil atendimentos ao mês. Oferece gratuitamente serviços especializados nas áreas da assistência social, educação e saúde para sete municípios da região: Santa Cruz, Vera Cruz, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu, Vale do Sol e Gramado Xavier.

LEIA TAMBÉM: Apae realiza 16ª edição do torneio de golfe Par 3

Uma experiência única

Ivone Maria Kist, mãe de Luis Felipe, comemora: “Ele aprendeu muito com o esporte”

Pela primeira vez, os atletas da Apae de Santa Cruz do Sul ficaram hospedados em um hotel em Porto Alegre. E a experiência dos participantes foi além da competição que envolveu delegações de todo o Estado. Durante um dos dias da estada na Capital, a equipe teve a oportunidade única de participar de um tour pelos pontos turísticos da cidade, os quais muitos ainda não conheciam. Desde andar de trem urbano a conhecer o aeroporto e o Estádio Beira-Rio e, no fim do dia, acompanhar o pôr do sol no Guaíba, unindo esporte e lazer.

Publicidade

Para Lisani Wietzke, mãe de Gabriel Feldmann, de 20 anos, a injeção de autoestima é um dos principais resultados da Apae na vida do filho. O jovem, que frequentou a entidade até os 7 anos, foi para a escola regular e há dois anos retornou à Apae. Gabriel sempre praticou esportes. Um deles, o judô. Entretanto, segundo a mãe, gosta muito de natação. E foi nessa modalidade que conquistou o ouro, além da prata na corrida. “Essa olimpíada foi a primeira de muitas, se Deus permitir, e Ele vai. Ele se sentiu muito importante, responsável”, disse Lisani.

LEIA TAMBÉM: Caminhada marca o Dia Mundial do Autismo

Além disso, Gabriel participou de programa de aprendizagem para pessoas com deficiência durante um ano e meio, na Universidade Santa Cruz do Sul (Unisc). No momento, ele aguarda uma vaga no mercado de trabalho com preparação na Apae. “Na Apae, ele sentiu que todos são diferentes e que ser diferente é normal. Lá ele pode abraçar os colegas e amigos e não é rejeitado. Os profissionais estão preparados para atender cada um com suas deficiências, mostrando que eles são capazes.”

Publicidade

Para Ivone Maria Kist, mãe de Luis Felipe, que conquistou o quarto lugar no arremesso de peso, não é diferente. A competição representa muito para ela e para o filho. “Ele gosta de participar, ele se sente bem”, emociona-se. Luis tem 18 anos e frequenta a Apae desde os 6 meses de idade. Segundo a mãe, faz pouco que está no esporte, mas já participou de muitas atividades, inclusive a dança. “Ele está muito faceiro, chega em casa e faz tudo sozinho. Coisa mais linda. Ele aprendeu muito com o esporte. Isso representou muita coisa para o meu filho.”

LEIA TAMBÉM: Apae de Candelária recebe R$ 30 mil para atendimentos

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.