A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul comemorou 59 anos de fundação nessa sexta-feira, 25. Em comemoração, a entidade promoveu uma confraternização durante a manhã para todos os integrantes. As meninas do grupo de ginástica da professora Viviane Lopes realizaram uma apresentação de ginástica rítmica e um dos atendidos cantou uma música em homenagem à Apae. Os presentes também receberam um lanche especial e cantaram “Parabéns”.
Atualmente, a instituição recebe mais de 450 pessoas com deficiência intelectual, múltipla e autismo, e conta com uma equipe de 68 pessoas. “São profissionais qualificados em suas áreas de atuação e que prestam atendimentos aos nossos usuários, de forma efetiva, colaborando para a melhoria e qualidade de vida deles. Contribuir para uma sociedade justa e solidária é o nosso maior propósito e é para isso que trabalhamos incansavelmente. Que venham muitos anos de êxito e sucesso para a instituição”, disse a presidente da Apae Santa Cruz do Sul, Maribel Dockhorn.
LEIA TAMBÉM: Apae de Santa Cruz inicia venda do calendário 2023
Publicidade
Trajetória
Fundada em 25 de novembro de 1963, a Apae tem como missão promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. A entidade foi a 21ª a ser inaugurada no Brasil. Ao longo do tempo, foi conquistando espaço e apoio em diferentes meios, o que possibilitou a expansão de suas atividades e atendimentos.
LEIA TAMBÉM
- Grupo de danças da Apae grava clipe em Santa Cruz
- Maria e Deise: a força e a superação de mães atípicas
Fruto de um trabalho construído a muitas mãos, a Apae santa-cruzense foi fundada pela professora Elisa Gil Borowski. Teve como primeiro presidente Odilon Webber, que permaneceu na função de 1963 a 1965. Entidade privada filantrópica, predominantemente de assistência social, hoje está tipificada nas áreas de assistência social, educação e saúde. Seguindo os princípios norteadores do movimento apaeano, tem como objetivo prestar assistência e promover inclusão e desenvolvimento dos atendidos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!