A Associação de Proteção e Assistência dos Condenados de Santa Cruz do Sul (Apac) está mobilizada para dar continuidade ao projeto de construção do Centro Regional de Reintegração. Na última segunda-feira, 13, a Prefeitura cedeu um hectare de um terreno para a execução da obra, que será erguida na Avenida David Severo Mânica, no bairro Dona Carlota. A Apac busca, portanto, a colaboração da comunidade para dar início à construção.
Segundo o presidente da Apac, Antônio Lopes, este modelo não substitui o presídio convencional, mas passa a abrigar alguns detentos selecionados. A ideia inicial da associação é construir uma unidade que possa abrigar pelo menos 20 apenados. Dependendo do resultado desta primeira etapa, a entidade pode buscar parcerias para a construção de um segundo pavilhão. “Agora nós iniciamos um processo de contatar empresas, associações e ver o potencial econômico ou de próprio material, não precisa ser apenas recurso financeiro, mas pode ser um saco de cimento, tijolos, toda participação é bem-vinda”, comenta.
LEIA MAIS: Prefeitura cede áreas para entidades em Santa Cruz
Lopes ressalta ainda que a mão de obra será por intermédio do próprios apenados, que trabalharão em primeira instância na construção. O objetivo da Apac é seguir um modelo de penitenciária alternativa, que busca proporcionar um ambiente humanizado, sem deixar de lado a finalidade punitiva da detenção. Esse método foi implantado em Minas Gerais ainda na década de 1970 e busca dar condições para o apenado conseguir a reintegração social. Quem quiser colaborar com o projeto pode entrar em contato pelo celular 51 9 9322-3270.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Apac: ideia é criar uma prisão alternativa em Santa Cruz
This website uses cookies.