No último fim de semana, a santa-cruzense Maria Eduarda Tischler Lema Garcia, de apenas 7 anos, sagrou-se campeã do maior campeonato sul-americano de xadrez, o tradicional torneio internacional Floripa Chess Open, em Florianópolis.
A menina começou a praticar xadrez aos 4 anos, mas já conhecia com 3, e gostou da experiência vitoriosa. “Foi muito legal ter participado do torneio, ganhei medalha. Vou querer repetir”, disse a garotinha. O incentivo para iniciar na modalidade veio de dentro de casa, por meio de seu pai, Eduardo Vandré Oliveira Lema Garcia.
LEIA MAIS: Aluna do Mauá é campeã de torneio internacional de xadrez em Florianópolis
Publicidade
“Eu jogo xadrez todos os dias, há muitos anos. Foi assim que a Maria se interessou. Ela treina bastante e eu achava que estava bem preparada, mas nunca havia sido testada em um torneio, então, havia uma dúvida muito grande sobre como seria a reação dela. E foi a melhor possível. Isso nos deu uma alegria muito grande, saber que aquele momento coroava o seu esforço.”
LEIA MAIS: Xadrez: uma alternativa para atividades em casa
A partir da conquista, Maria Eduarda foi selecionada para a equipe de Jovens Talentos do Xadrez Brasileiro (JTXB) para competir com diversos prodígios do País contra federações internacionais. A menina também se prepara para o campeonato brasileiro na volta às aulas.
Publicidade
Conforme o técnico do Mauá, onde a menina estuda e treina, Flávio Schedler, no torneio em Florianópolis, Maria Eduarda disputou cinco partidas em um forte grupo da categoria Sub-8, vencendo três jogos e perdendo dois contra os favoritos. “Treinamos por quatro meses, além de encontros online nas férias. Esse torneio tem o maior nível de dificuldade do calendário nacional”, avaliou.
LEIA MAIS: Mequinho: mestre no xadrez e na superação
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade