No Colosso da Lagoa, em Erechim, Ypiranga e Grêmio começaram a definir na tarde deste domingo, 19, quem será finalista do Gauchão. E no primeiro jogo da semifinal, o Ypiranga conseguiu acabar com a campanha de 11 jogos invictos do Grêmio no Gauchão. A partida foi definida nos acréscimos, com VAR e muita polêmica.
O Grêmio foi melhor na primeira etapa. Saiu na frente com Suárez, e perdeu diversas chances de ampliar. No segundo tempo, o Tricolor parou em campo, viu o Ypiranga crescer e empatar com Erick, cobrando pênalti. A virada veio novamente com Erick, em mais uma penalidade, nos acréscimos. O 2 a 1 do Ypiranga obriga o Tricolor a vencer o jogo de volta, na Arena, no sábado, dia 25, para chegar na final da competição.
PRIMEIRO TEMPO
Publicidade
A primeira etapa foi de gols perdidos pelo Grêmio. A equipe dominou o jogo e abriu o placar cedo, aos 11 minutos, em um belo gol de Suárez.
Em contra-ataque rápido, Pepê acionou o jogador uruguaio na área pela direita. Em frente ao goleiro, o atacante usou toda sua categoria para deslocar Caíque no chute de perna direita, abrindo o placar para o Tricolor.
O Grêmio teve pelo menos outras três grandes chances de acabar o primeiro tempo com uma vantagem ainda maior.
Publicidade
Logo após sair na frente, o time de Renato Portaluppi teve nova chance na área com Suárez. Após Bitello tentar invadir a área pela esquerda e cair junto com seu marcador, Suárez ficou com a bola e chutou rasteiro no canto, mas o goleiro do Ypiranga mostrou que estava em uma tarde inspirada, fazendo grande defesa.
E para provar que estava em boa fase, o goleiro Caíque defendeu uma penalidade, aos 41 minutos. O lance foi originado aos 38, quando Ferreira, que entrou no lugar de Pepê, que saiu lesionado aos 31, ganhou de Robson na área e tomou um carrinho do adversário, quase na linha de fundo.
O árbitro Rafael Rodrigo Klein foi ao VAR olhar o lance e viu o pênalti do defensor do Ypiranga. Suárez cobrou no meio do gol e o goleiro Caíque defendeu. Foi o segundo pênalti seguido que o craque uruguaio perdeu: na partida contra o Ferroviário-CE, pela Copa do Brasil, quando o Grêmio venceu por 3 a 0 na última quinta-feira, 16, Suárez também foi vencido pelo goleiro adversário em cobrança de penalidade durante a partida.
Publicidade
Aos 51, Vina perdeu nova chance de ampliar o placar. Diogo Barbosa cruzou rasteiro nos pés do meia, que chutou pra fora na área, à esquerda do gol.
O Tricolor praticou um bom futebol no primeiro tempo, mas saiu lamentando o fato de ter criado pelo menos quatro boas chances para marcar e ter aproveitado apenas uma. O Grêmio ainda teve duas baixas por lesões: Fábio e Pepê, que foram substituídos por Thaciano e Ferreira no primeiro tempo.
O Ypiranga teve poucas chances de gol. A melhor delas foi aos 32 minutos, quando o atacante MV aproveitou a falha da defesa Tricolor pelo alto, e dominou um lançamento longo na entrada da área e bateu na saida do goleiro Adriel, mas a conclusão saiu à direita da meta de Adriel.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
O time da casa voltou do intervalo com três modificações feitas pelo técnico Luizinho Vieira: os defensores Robson e Júnior Sergipano, com cartão amarelo na partida, foram substituídos por Yohan e Ronald, respectivamente, e o atacante MV saiu do time para a entrada de William Barbio.
Correndo atrás do prejuízo, o Ypiranga foi à frente aos 12 minutos, e quase empatou com Matheuzinho. Em cobrança rápida de lateral pela esquerda, Mossoró lançou Matheuzinho na área. Ele dominou a bola e chutou cruzado. Mas a batida de canhota errou o alvo, chegando a acertar a rede, pelo lado de fora.
Publicidade
O Ypiranga pediu pênalti, aos 19 minutos do segundo tempo. Matheuzinho caiu na área em lance com Kannemann, mas o juiz mandou a jogada seguir, e por pouco o Grêmio não amplia o placar em contra-ataque.
Após a defesa do Ypiranga afastar a bola da área, o árbitro parou o jogo e foi novamente ao VAR. Após conferir as imagens, Rafael Klein marcou pênalti do zagueiro Kannemann. Erick cobrou e empatou a partida em 1 a 1, aos 23 minutos.
O Ypiranga quase virou o jogo aos 30 da segunda etapa. Em um contragolpe em velocidade, Matheuzinho entrou na área e bateu rasteiro, para grande defesa de Adriel. O rebote ficou com Erick, que também chutou à queima-roupa, e o arqueiro Tricolor fez mais uma grande intervenção, evitando o gol dos donos da casa.
O Tricolor não conseguiu repetir na segunda etapa o grande número de chances de gol que teve no primeiro tempo. No segundo tempo, o técnico Renato promoveu as entradas de Thiago Santos e Everton Galdino, nos lugares de Carballo e Vina.
Aos 45, Matheuzinho cobrou escanteio da direita para o Ypiranga, o zagueiro Islan cabeceou no canto, mas o goleiro do Grêmio fez mais uma bela defesa, garantindo até então o placar no segundo tempo, que teve mais volume de jogo por parte dos donos da casa.
Nos acréscimos, um lance polêmico definiu a partida: o juiz foi chamado para ver no vídeo o lance do cabeceio de Islan na jogada anterior. O árbitro viu desvio da bola com a mão do zagueiro Kannemann e marcou pênalti, expulsando o defensor, que já tinha cartão amarelo.
Erick cobrou a penalidade novamente, e marcou seu segundo gol, virando a partida aos 50 minutos, acabando com a invencibilidade do Tricolor no campeonato e garantindo a vantagem do Ypiranga para o jogo de volta, na Arena.
FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO 2023 SEMIFINAL
YPIRANGA 2X1 GRÊMIO
Local: Estádio Colosso da Lagoa, Erechim-RS
Data e hora: 19/3, 16h
Arbitragem: Rafael Rodrigo Klein, com André da Silva Bitencourt e Juarez de Mello Júnior
VAR: Wagner Reway
Cartão amarelo: Jr. Sergipano, Robson, Islan, Ralph (Ypiranga); Suárez, Kannemann, Ferreira, Diego Souza (Grêmio)
Cartão vermelho: Kannemann (Grêmio)
Gol: Erick, aos 22min/2ºT, e aos 50min/2ºT (Ypiranga); Suárez, aos 11min/1ºT (Grêmio)
YPIRANGA:
Caíque; Robson (Yohan), Islan, Jr. Sergipano (Ronald) e Patric; Lorran (Ralph), Mossoró, João Pedro (Jhonatan Ribeiro) e Matheuzinho; MV (William Barbio) e Erick. Técnico: Luizinho Vieira.
GRÊMIO:
Adriel; Fábio (Thaciano), Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Villasanti, Carballo (Thiago Santos), Pepê (Ferreira), Bitello, Vina (Everton Galdino) e Luis Suárez.
Técnico: Renato Portaluppi.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
This website uses cookies.