Categories: Regional

União Corinthians está na final do Brasileirão

Após 24 anos, o basquete de Santa Cruz do Sul está em uma final de campeonato nacional de basquete adulto.

A equipe da Stock Med/ União Corinthians venceu o Botafogo, do Rio de Janeiro, por 73 a 57 na Arena Brusque, em Santa Catarina, na noite desta sexta-feira, 21, em um jogo que teve quase três horas de paralisação em virtude da umidade da quadra. O time repete o feito da Pitt/Corinthians, que em 1994 chegou à final e conquistou a Liga Nacional de Basquete, com um time que ganhou destaque em todo o país sob o comando de Ary Vidal, e que voltou a disputar as finais nos anos de 1996 e 1997, quando acabou conquistando o vice por dois anos consecutivos.

Desta vez, a decisão não é pela Liga Nacional, mas pelo Campeonato Brasileiro, que também é organizado pela CBB, a Confederação Brasileira de Basquete.

Publicidade

O Único está classificado para a final do Brasileirão contra o Flamengo/Blumenau, que venceu o Osasco por 79 a 74 nesta sexta-feira, 21, também na Arena Brusque. A final está marcada para este sábado, 22, 18h45.

Treinado por Athos Calderaro, o União Corinthians iniciou o jogo com Cafferata, Ícaro, Ralfi, Lelê e Paulichi. O Botafogo começou com o quinteto formado por Adler, Boracini, Wallison, Douglas e Rafael. O técnico do Botafogo é João Batista, conhecido da torcida santa-cruzense, Campeão Brasileiro com a Pitt/Corinthians em 1994.

No primeiro período, a equipe do União Corinthians teve uma sequência de erros de ataque, e com três minutos de partida o Botafogo abriu 10 pontos a 2. O time gaúcho reagiu e encostou em 10 a 7.

Publicidade

As equipes perderam muitos ataques, e ao final do primeiro quarto de jogo o placar marcava 13 para o Botafogo e 9 para o União Corinthians.

A equipe gaúcha empatou em 13 a 13 no início do segundo período, o Botafogo então emendou duas bolas de três pontos em três ataques positivos e voltou a ficar na frente, com 21 a 13. O jogo seguia equilibrado, e o União Corinthians conseguiu marcar em três ataques consecutivos e igualou em 21 a 21.

Faltando três minutos para o fim do segundo período, o time gaúcho conseguiu passar na frente no placar pela primeira vez, fazendo 24 a 23. O time do Botafogo perdeu arremessos de três pontos, e ao final do segundo período, o União Corinthians terminou à frente no placar por 30 a 26.

Publicidade

Após o intervalo, o União Corinthians voltou melhor, e aumentou a vantagem. Paulichi, em uma enterrada, e com uma bola de três pontos de Lelê, a equipe gaúcha abriu nove pontos de vantagem faltando sete minutos e 25 segundos para o fim do terceiro período: 40 a 31.

No melhor momento do jogo para a equipe de Santa Cruz, a arbitragem parou a partida em virtude da umidade da quadra. As equipes reclamavam do piso molhado, que deixava o local escorregadio.

Jogo paralisado

Publicidade

A partida entre União Corinthians e Botafogo foi interrompida faltando seis minutos e 12 segundos para o fim do terceiro período, quando o time de Santa Cruz do Sul vencia por 43×31.

Após alguns minutos de paralisação, onde funcionários do local tentaram secar a quadra, os clubes foram orientados pela arbitragem a retornar aos vestiários.

O jogo foi interrompido por volta das 19h45, e reiniciou pouco depois das 22h30. Apesar de tanto tempo sem atividade, o time santa-cruzense seguiu com o mesmo ritmo, e foi mantendo e aumentando a vantagem de pontos. O terceiro período terminou União Corinthians 49 a 40 Botafogo. No período final, a equipe do técnico Athos aproveitou as falhas do ataque do Botafogo, e chegou a ter 17 pontos de diferença, com 67×50 no início do minuto final.

Publicidade

O placar do jogo ficou em 73 a 57. O maior pontuador da partida foi Ícaro Parissoto, do União Corinthians, com 18 pontos marcados. A equipe de Santa Cruz teve também o melhor nos rebotes, Ralfi Ansaloni, com 13, e o melhor em assistências, Enzo Cafferata, com 5.
(LINK: Clique para ver as estatísticas completas da partida no site da CBB)

Neste sábado, 22, a partir das 18h45, o União Corinthians joga contra o Flamengo/Blumenau pelo título do Campeonato Brasileiro de Basquete, organizado pela Confederação Brasileira de Basquete.

A Rádio Gazeta e o Portal Gaz acompanham a decisão ao vivo.

TI

Share
Published by
TI

This website uses cookies.