Após a derrota para o Fluminense na última rodada, o Internacional recebeu o Palmeiras, no Beira-Rio, neste domingo, buscando reabilitação no campeonato. O jogo marcou a estreia de Enner Valência diante da torcida Colorada, que levou mais e 40 mil pessoas para as arquibancadas. Ainda sem marcar, o atacante teve boa participação na primeira etapa, mas foi prejudicado com a queda de rendimento do time no segundo tempo, e o Colorado chegou ao terceiro empate consecutivo em casa.
O Palmeiras foi melhor no segundo tempo, mas os times não conseguiram abrir o placar, e ambos perderam uma posição na tabela após a partida. O Palmeiras é sexto, com 25 pontos, e o Inter é 11º, com 22. Na próxima rodada, o Inter joga fora de casa contra o Bragantino, no domingo, 23, 16h, enquanto o Palmeiras joga em casa no sábado, 22, 16h, contra o Fortaleza.
PRIMEIRO TEMPO
O jogo começou com as equipes jogando em alta velocidade. Com o chileno Charles Aránguiz iniciando pela primeira vez como titular, em boa dobradinha com o meia Alan Patrick, o meio de campo Colorado conseguiu fazer a transição para o ataque e criar chances para os finalizadores.
O time da casa não demorou a finalizar, e Alan Patrick bateu de perna direita a 50 segundos de jogo, em chute rasteiro para fora, da entrada da área. Wanderson teve boa chance para o Colorado aos 19. Ele saiu da marcação na entrada da área, mas bateu fraco, nas mãos do goleiro do Palmeiras, que respondeu em jogada de Artur, que lançou Gabriel Menino na área. O goleiro John espalmou o chute nos pés de Raphael Veiga, que finalizou por cima do gol na pequena área.
Fazendo sua estreia diante da sua torcida após jogar 45 minutos contra o Fluminense na rodada anterior, o atacante Enner Valência fez sua primeira boa jogada aos 23, ao driblar o zagueiro palmeirense Gustavo Mèndez na entrada da área e cruzar, mas o passe não encontrou ninguém do Inter na área do Palmeiras.
O Inter passou a pressionar com mais intensidade: aos 32, Alan Patrick iniciou jogada no meio e encontrou Enner Valência na área do Palmeiras pelo lado direito de ataque. O jogador equatoriano chutou forte, no alto, e o goleiro Weverton espalmou. No minuto seguinte, Vitão cabeceou com força após escanteio cobrado por Alan Patrick, e o goleiro do Palmeiras fez mais uma grande defesa. O Inter fez uma “blitz” contra a defesa do Palmeiras, e, aos 33, Valência passou para De Pena, que girou na área e bateu pra fora, em mais uma conclusão com perigo.
O Palmeiras conseguiu uma conclusão contra ao gol do Inter aos 36, em cobrança de longe de Gabriel Menino, que o goleiro John segurou no meio do gol. Aos 43, o time paulista criou nova chance na área, que o volante Artur chutou sem perigo, por cima do gol, em uma primeira etapa onde o Internacional foi melhor, mas seus erros na frente do gol adversário mantiveram o placar do jogo zerado na saída para o intervalo.
Publicidade
SEGUNDO TEMPO
Aránguiz e Gabriel Mercado, sentiram dores e saíram do time do Inter no intervalo. Campanharo e Nico Hernández foram os escolhidos por Mano Menezes para iniciar o segundo tempo.
Sem Aránguiz, e com atuações ruins de Alan Patrick e De Pena no segundo tempo, o Inter mostrou menos intensidade pelo meio, e o Palmeiras aumentou sua posse de bola. O time visitante criou uma das melhores chances da partida aos 13 minutos, após Rômulo e Vitão se atrapalharem na zaga do Inter, e a bola ficar de presenta para o volante Gabriel Menino. Ele saiu na cara do goleiro Colorado, que cresceu na frente do jogador do Palmeiras e evitou o primeiro gol do jogo.
Assim como fez o Inter no primeiro tempo, o Palmeiras foi melhor na segunda etapa, e pressionou pelo gol após os 30 minutos.
O goleiro colorado voltou a salvar a sua equipe aos 32, após falta cobrada para a área do Inter e Murilo, do Palmeiras, aparecer sozinho atrás da defesa e cabecear, mas a bola ficou no peito de John.
O Inter seguia sem assustar o Palmeiras. De Pena finalizou fraco aos 40 minutos, e a falta de força de ataque levou Mano Menezes a colocar mais um atacante em campo. Lucca já havia entrado no lugar de Wanderson, e aos 43, Luiz Adriano entrou no lugar do volante Rômulo. Nos acréscimos, o volante Gabriel, recuperado após lesão, fez seu retorno à equipe do Inter após oito meses, no lugar de Enner Valência.
O 0 a 0 fez o Inter perder uma posição na tabela, para o Athletico Paranaense, que venceu o Bahia, por 2 a 0. O Colorado está a três rodadas sem vencer, e não terá Vitão e Mano Menezes na próxima rodada, suspensos pelo 3º cartão amarelo. O Inter ainda pode perder mais uma posição na tabela, no complemento da rodada, nesta segunda-feira, 17. O Atlético Mineiro (12º), com 20 pontos, pode ultrapassar o Colorado caso vença o Goiás, no Estádio Hailé Pinheiro (Serrinha) em partida com início às 20h.
FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2023 – 15ª RODADA
INTERNACIONAL x PALMEIRAS
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Data: 16/07/2023, domingo
Horário: 18h30
Arbitragem: Rodrigo José Pereira de Lima (PE), auxiliado por Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ)
Cartões amarelos: Vitão, Mano Menezes (Inter); Gabriel Menino, Flaco López (Palmeiras)
INTER
John; Bustos, Vitão, Mercado (Nico Hernández) e Renê; Rômulo (Luiz Adriano), Aránguiz (Campanharo), Carlos de Pena e Alan Patrick; Wanderson (Lucca), Enner Valencia (Gabriel).
Técnico: Mano Menezes
PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez, Piquerez; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Rios) e Raphael Veiga (Breno Lopes); Jhon Jhon, Artur e Flaco Lopez (Endrick).
Técnico: Abel Ferreira
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!