Por Guilherme Athayde
O Internacional foi até o Paraná para a estreia do Campeonato Brasileiro 2020 neste sábado, 8. Após a desclassificação no Gauchão para o maior rival no meio da semana, a equipe do técnico Eduardo Coudet iniciou sua caminhada no Brasileirão com uma vitória sobre o Coritiba por 1 a 0, gol de Paolo Guerrero no segundo tempo. Na segunda rodada, o Inter estreia em casa contra o Santos, na quinta-feira, 13, às 19h30. Na quarta, 12, às 20h30, o Coritiba enfrenta o Bahia no Pituaçu, em Salvador.
Vindo de uma eliminação amarga no Gauchão, onde foi superado pelo Grêmio nas semifinais do segundo turno do Estadual, o Internacional buscava a recuperação na estreia do Campeonato Brasileiro para fazer as pazes com a torcida colorada. O Inter foi até o Paraná desfalcado de três volantes, já que Musto, Edenilson e Nonato encontram-se lesionados. Antes da bola rolar no Couto Pereira, o Inter anunciou uma nova contratação. Trata-se do zagueiro Lucas Ribeiro, de 21 anos. O atleta estava atuando no futebol alemão, pelo Hoffenheim, e chega ao Beira Rio por empréstimo até o fim de 2021.
Publicidade
Já o Coritiba também estreou no Brasileirão vindo de uma decepção no Estadual. Assim como o Inter, a equipe foi superada pelo seu grande rival, o Athlético, na decisão do Campeonato Paranaense. O reforço do Coxa para o Brasileirão, o atacante Neílton, ex-Inter, ainda não estava à disposição do técnico Eduardo Barroca e ficou de fora da estreia do Brasileirão.
PRIMEIRO TEMPO
Com uma equipe bastante modificada em relação ao time desclassificado no Gauchão, o Internacional iniciou a partida pressionado. A equipe da casa buscava o ataque, mas não teve grandes chances de marcar. O Internacional chegou na área adversária com perigo pela primeira vez só aos oito minutos, quando a bola chegou até Bruno Fuchs após escanteio. O zagueiro colorado se atrapalhou para definir dentro da área.
O time de Eduardo Coudet levou cerca de quinze minutos para se acertar em campo e equilibrar a partida. O colorado atacava pelas laterais, com cruzamentos de Saravia e Moisés, mas o ataque pecava em vencer os confrontos com a zaga do Coxa.
Publicidade
Aos 26 da primeira etapa, o Coxa chegou perto de abrir o placar. Em cobrança de falta na intermediária, Patrick Vieira chutou direto e obrigou Marcelo Lomba a fazer difícil defesa. O primeiro tempo teve ainda duas bolas no travessão de Lomba em chutes de longe. Pelo lado do Inter, um cruzamento de Praxedes para a área, que também bateu no travessão, desta vez do gol do Coxa, foi o lance mais perigoso
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, os dois treinadores mantiveram as mesmas equipes que iniciaram o jogo. Logo aos dez minutos, Lindoso encontrou William Pottker na área. De cabeça, o atacante colorado por pouco não abriu o placar no Couto Pereira.
Aos 17 minutos, a melhor chance do Inter até então. Após levantamento na área, Guerrero raspa de cabeça e a bola sobra pra Pottker chutar com força, mas o goleiro Wilson cresceu pra cima do atacante e fez grande defesa
Publicidade
Aos 23 do segundo tempo, o técnico Eduardo Coudet levou o Inter ao ataque: tirou o volante Praxedes, e também o meia/atacante Marcos Guilherme, para a entrada de Boschilia e Thiago Galhardo. A ação deu resultado no primeiro lance. Thiago Galhardo fez boa jogada pela esquerda e achou Paolo Guerrero na área. O atacante peruano aproveitou o cruzamento rasteiro e chutou com precisão para abrir o placar.
Após sofrer o gol, o Coxa ainda buscou o ataque, mas sem forças para chegar na meta de Marcelo Lomba. Coudet pôs no time o argentino D’Alessandro no lugar de Patrick, e o jovem Zé Gabriel substituiu Guerrero. A equipe do Inter soube segurar a pressão que ensaiou a equipe da casa nos minutos finais, e comemorou a estreia com vitória no Brasileirão.
Agora o time colorado aguarda o Santos no Beira-Rio, pela segunda rodada, na quinta-feira, 13.
Publicidade
FICHA TÉCNICA – BRASILEIRÃO 2020
1ª RODADA
CORITIBA 0 x 1 INTERNACIONAL
Data: sábado, 8 de agosto, 19h30
Local: Estádio Couto Pereira, Curitiba-PR
Arbitragem: Bruno Arleu de Araújo (RJ), com Thiago Henrique Neto Correa Farinha e Daniel do Espirito Santo Parro
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga
Cartões amarelos: Wellisson e Sassá (Coritiba); Saravia, Bruno Fuchs, Cuesta e Praxedes (Inter)
Gol: Guerrero (Inter) – 26min/2º
CORITIBA: Wilson; Patrick Vieira, Rodolfo Filemon, Sabino e William Matheus; Nathan Silva, Matheus Galdezani (Matheus Bueno), Ruy (Renê) e Gabriel (Wanderley); Robson (Wellisson) e Igor Jesus (Sassá)
Técnico: Eduardo Barroca
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba, Saravia, Bruno Fuchs, Victor Cuesta, Moisés; Rodrigo Lindoso, Bruno Praxedes (Boschilia), Marcos Guilherme (Thiago Galhardo), Patrick (D’Alessandro); Wiiliam Pottker e Paolo Guerrero (Zé Gabriel)
Técnico: Eduardo Coudet
Publicidade