Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TUDO AZUL

Grêmio bate o Caxias e é hexacampeão gaúcho

Foto: Lucas Uebel

O Grêmio conquistou o título do Campeonato Gaúcho pela 42ª vez em sua história, ao bater o Caxias por 1 a 0 na tarde deste sábado, 8, na Arena. O craque uruguaio Luís Suárez fez o gol do título, cobrando pênalti na segunda etapa.

Foi o sexto título consecutivo do Tricolor no Estadual. Em 2018, o Grêmio conquistou o título sobre o Brasil de Pelotas, em 2019 e 2021 o título foi sobre o Internacional, em 2022 contra o Ypiranga, e em 2020 e 2023, o adversário da final foi o Caxias, que sagrou-se vice-campeão pela quarta vez (1990, 2014, 2019 e 2023).

Agora o Tricolor busca a taça da Copa do Brasil, onde enfrenta o ABC na próxima quinta-feira, 13/4, no jogo de ida da segunda fase, e o Brasileirão, com estreia marcada para o dia 16/4, quando recebe o Santos na Arena.

Publicidade

Já o Caxias tem a Série D do Brasileirão em 2023. A equipe está no Grupo A8, junto com Aimoré-RS, Hercílio Luz-SC, Sãojoseense-PR, Novo Hamburgo-RS, Camboriú-SC, Concórdia-SC, e Brasil de Pelotas-RS. A competição inicia na primeira semana de maio.

PRIMEIRO TEMPO

O Tricolor insistiu, mas não conseguiu abrir o placar na primeira etapa da final do Gauchão. Aos 12 minutos, o Grêmio perdeu o lateral Reinaldo, que sentiu lesão no joelho e foi substituído por Diogo Barbosa.

Publicidade

O ataque gremista travou uma briga particular contra o goleiro Bruno, melhor jogador do Caxias na primeira etapa. Aos 17, o time Grená contou com a sorte após sair jogando errado com Marlon, que deixou a bola com Suárez na entrada da área, mas o goleador acertou o pé da trave direita do Caxias.

Aos 21, em grande jogada do Tricolor envolvendo Bitello e Suárez, Villasanti chegou finalizando na área e a bola foi para fora.

Aos 27, o goleiro Bruno evitou o gol do Grêmio após Bitello acionar Suárez, que tocou para Carballo chutar rasteiro, para grande defesa do arqueiro Grená.

Publicidade

A partida perdeu em intensidade nos minutos finais do primeiro tempo, e o jogo foi para o intervalo sem gols.

SEGUNDO TEMPO

Apoiado por 50 mil torcedores, o Grêmio seguiu pressionando pelo gol na segunda etapa. Os times voltaram so intervalo sem alterações.

Publicidade

O Caxias também voltou mais atrevido, e teve dois chutes à gol nos primeiros minutos do segundo tempo. Primeiro com o volante Guedes, em chute que saiu longe do gol. Aos 10 minutos, após tabela na entrada da área, Peninha recebeu de Eron e chutou cruzado, e o goleiro Adriel salvou o Tricolor de sofrer o gol.

Aos 14 minutos, Vina chega na cara do gol mas acaba chutando pra fora. O Grêmio pediu pênalti no lance, e após assistir a jogada no vídeo, o árbitro Leandro Vuaden assinalou pênalti em Luís Suárez no início da jogada. O jogdor foi segurado pelo lateral do Caxias, Marcelo Ferreira.

Suárez cobrou e marcou seu 11º gol pelo Tricolor, abrindo o placar na Arena.

Publicidade

O gol melhorou a partida. O Caxias precisava do empate para levar a decisão para os pênaltis. Dudu Mandai, aos 21 minutos, chutou com perigo da entrada da área do Grêmio, pelo lado esquerso, e a bola saiu muito perto do poste.

Suárez teve nova chance aos 25, ao ficar cara a cara com o goleiro Bruno, do Caxias, mas a finalização ficou com o defensor.

O Caxias perdeu grande oportunidade aos 26. Marcelo cobrou falta, Fernando desviou e Adriel fez grande defesa. Marlon pegou a sobra na área e mandou por cima do gol.

Com muitas mudanças nas duas equipes na reta final, o jogo ficou mais truncado, e nos acréscimos, o Tricolor marcou mais uma vez. Luís Suárez deu a assistência da direita, a bola passou pela defesa e chegou até Lucas Silva, que entrou no lugar de Carballo, e fez o gol, que acabou anulado por Leandro Vuaden após conferir o VAR e ver uma falta na origem do lance.

Ao final da partida, os jogadores Vinícius, do Caxias, e Diogo Barbosa, do Grêmio receberam cartão vermelho por uma confusão no gramado.

FICHA TÉCNICA
GAUCHÃO 2023 FINAL
GRÊMIO 1 x 0 CAXIAS

Data e hora: 8 de abril de 2023, sábado, 16h30
Local: Arena do Grêmio
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Jorge Eduardo Bernardi
VAR:  Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Marlon, Dirceu, Guedes, Diego Rosa (Caxias)
Cartão vermelho: Diogo Barbosa (Grêmio); Vinícius (Caxias)
Gol: Suárez, aos 19min/1ºT (Grêmio)

GRÊMIO: Adriel; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann, Reinaldo (Diogo Barbosa), Villasanti, Carballo (Lucas Silva), Bitello (Gustavinho), Cristaldo (Bruno Uvini), Vina (Zinho), Suárez
Técnico: Renato Portaluppi

CAXIAS: Bruno; Marcelo, Dirceu (Adriel), Fernando Fonseca, Dudu Mandai, Guedes (Vinícius), Marlon (Marciel), Peninha (Marcão), Jean Dias, Diego Rosa (Yago), Eron
Técnico: Thiago Carvalho

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.