Após muita chuva, Grêmio e Bahia jogaram para definir um dos quatro semifinalistas da Copa do Brasil. Após empatar com o Bahia em Salvador por 1 a 1, o Grêmio.
Devido ao ciclone extratropical que afeta o Rio Grande do Sul desde a terça-feira, 11, o árbitro Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO) realizou três testes para verificar as condições do gramado, o que acabou atrasando o início do jogo em uma hora.
Quando a bola rolou, o Grêmio perdeu´pênalti no tempo normal, saiu atrás no marcador, em gol de Everaldo, no primeiro tempo, e empatou com Villasanti, na segunda etapa. Na cobrança das penalidades, Gabriel Grando defendeu a última cobrança do Bahia, e classificou o Grêmio para a próxima fase, onde o Grêmio encara o vencedor do confronto Flamengo x Athletico Paranaense.
PRIMEIRO TEMPO
Reinaldo chutou cruzado da entrada da área, na primeira chegada do Grêmio, aos 4 minutos de jogo. A bola saiu à esquerda do goleiro Marcos Felipe, do Bahia.
Mesmo com o gramado molhado, o Grêmio criava chances. Aos 10 minutos, Suárez teve boa chance após cruzamento de Reinaldo. Ele tentou de voleio na área mas foi atrapalhado pelo toque de cabeça da zaga, e a bola se perdeu pelo lado direito.
Bruno Alves, e depois, Carballo, aos 12 minutos, tiveram chances de cabeça, após cobranças de escanteios pelo Grêmio. Na segunda, o goleiro do Bahia defendeu após toque de Carballo no primeiro poste.
O Bahia marcava forte, e começava a aparecer na partida. O atacante Kayky chutou por cima do gol de Gabriel Grando, aos 15 minutos, após jogada individual.
Aos 29, o Grêmio ficou muito perto de abrir o placar, novamente após cobrança de escanteio. Bruno Uvini cabeceou na área e a bola saiu raspando o poste direito. Suárez tentou surpreender o goleiro do Bahia, aos 35, ao chutar do meio do campo, mas Marcos Felipe defendeu no meio do gol.
Aos 36, Bitello chutou da entrada da área e a bola bateu na mão do jogador Acevedo, do Bahia, e o árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti para o Grêmio. Cristaldo cobrou aos 40 minutos, mas o goleiro Marcos Felipe defendeu, espalmando a bola.
O Grêmio buscava o gol ainda no primeiro tempo. Aos 44, João Pedro fez boa jogada pela direita e cruzou para o meio da área, e Suárez por pouco não alcançou na bola, que desviou na defesa do Bahia.
No último minuto do primeiro tempo, o Bahia aproveitou uma das poucas chances que teve para abrir o placar em Porto Alegre. Kayky recebeu na entrada da área e soltou uma bomba, encobrindo o goleiro do Grêmio e deixando o Bahia na frente na saída para o intervalo.
SEGUNDO TEMPO
Publicidade
O Grêmio voltou sem modificações para o segundo tempo, e seguiu com mais posse de bola, mas falhando nas conclusões à gol. Aos 7, Bitello chutou no canto pelo lado direito, mas o goleiro do Bahia fez mais uma boa defesa.
Aos 9, Kayky teve chance de ampliar para o Bahia após jogada pelo meio e chute da entrada da área, que o goleiro Gabriel Grando defendeu. Renato mudou o time do Grêmio aos 11, sacando Kannemann para a entrada de Ferreira, e terminando com o esquema de três zagueiros.
Aos 23, Gabriel Grando teve que se atirar para impedir o segundo gol, em chute de fora da área de Ademir.
Villasanti empatou o jogo aos 20 minutos. Após jogada de Ferreira pela esquerda, o cruzamento achou o jogador do Grêmio entrando na pequena área para tocar para o fundo do gol e fazer a torcida explodir na Arena. Dois minutos depois, Reinaldo cruzou na área do Bahia, a zaga tentou tirar e a bola sobrou para Vina, que, sozinho, chutou por cima do gol.
O jogo foi movimentado na segunda estapa. Após o Bahia quase marcar com Lucas Mugni, que acertou a trave gremista em chute aos 40, o Tricolor chegou perto do gol da virada. Em contragolpe, Suárez acionou Ferreira na área, que cabeceou com força, mas o goleiro Marcos Felipe evitou o gol.
Em mais um contra-ataque, aos 43, desta vez do Bahia, o atacante Ademir voltou a acertar a trave do time da casa. Ele foi até a intermediária e chutou no travessão.
Aos 45, foi o Grêmio que acertou a trave do adversário. Suárez quase marcou um golaço ao tentar um chute por cobertura. O goleiro Marcos Felipe ainda tocou na bola antes da bola raspar no travessão.
O Grêmio insistiu nos dois tempos, mas foi punido por perder muitas chances na partida, que finalizou em 1 a 1, mesmo placar do jogo de ida, levando a decisão para os pênaltis.
PÊNALTIS
Reinaldo fez o primeiro do Grêmio. Cauly empatou para o Bahia. Fereira marcou na abertura da segunda rodada. O Bahia empatou novamente, com Everaldo. Bruno Alves perdeu para o Grêmio, mas o Bahia também errou na terceira rodada, com Cicinho.
Villasanti fez o 3 a 2. O volante Acevedo chutou para fora, e Bitello teve a chance de encerrar as cobrança, mas também desperdiçou. O Grêmio ainda tinha em Grando a chance de vencer, mas Yago Felipe marcou o gol do Bahia: 3 a 3.
Nas cobranças alternadas, André recolocou o Grêmio na frente, deixando o Bahia na obrigação de marcar. O Zagueiro Gabriel Xavier cobrou e ficou na defesa de Gabriel Grando, que terminou a noite como heroi da classificação gremista para as semifinais.
Publicidade
FICHA TÉCNICA
COPA DO BRASIL – QUARTAS DE FINAL – JOGO DE VOLTA
GRÊMIO x BAHIA
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 12/07/2023, quarta-feira
Horário: 20h
Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO), auxiliado por Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Everaldo, Acevedo, Ryan (Bahia); Carballo (Grêmio)
Gols: Everaldo, aos 50min/1ºT (Bahia) Villasanti, aos 26min/2ºT (Grêmio)
GRÊMIO: Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann (Ferreira); João Pedro (Gustavo Martins), Villasanti, Carballo (Nathan) e Reinaldo; Bitello e Cristaldo (Vina); Luis Suárez (André)
Técnico: Renato Portaluppi
BAHIA: Marcos Felipe; Cicinho, Gabriel Xavier, Kanu e Ryan (Matheus Bahia); Rezende e Acevedo; Ademir (Yago Felipe), Cauly e Kayky (Lucas Mugni); Everaldo
Técnico: Renato Paiva
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade